Pensamento Computacional no 1º Ano do Ensino Fundamental: Explorando o Bubble Sort por meio da Dança

  • Lucimara C. Ferreira UEA
  • Rickson C. Rodrigues UEA
  • Eric C. Raposo UEA
  • Xayanne H. de Souza UEA
  • Amanda M. de Oliveira SEMED-Itacoatiara
  • Genarde M. Trindade UEA / MUST University

Resumo


Este trabalho integrou o algoritmo bubble sort com a dança em uma abordagem pedagógica para promover o Pensamento Computacional em alunos do 1º ano do ensino fundamental, conforme o complemento da Computação à BNCC. A metodologia consistiu em três etapas: Introdução lúdica dos princípios do Pensamento Computacional, representação do bubble sort pelo “Jogo dos Copos” e uso da dança para ilustrar o algoritmo. Os resultados indicaram que os alunos compreenderam o funcionamento do bubble sort. A integração da dança com o algoritmo mostrou-se interessante para promover o entendimento e engajamento dos estudantes, contribuindo para estratégia de ensino criativo.

Referências

Azevedo, G. T. D. (2017). Construção do conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais em um ambiente construcionista de aprendizagem: desafios e possibilidades.

Azevedo, G. T. D., & Maltempi, M. V. (2020). Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (Bauru), 26.

Barba, L. A. (2016). Computational Thinking: I do not think it means what you think it means. Lorena A. Barba Group, 3. URL: [link]. Acesso em:02/02/2024.

Brasil, (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Brasil, (2022). Ministério da Educação. Computação: complemento à BNCC. Brasília.

Castilho, M., Grebogy, E., & Santos, I. (2019). O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, (pp. 461-470). Porto Alegre: SBC.

Cruz, M. D. B., Souza, E. G., & do Nascimento, C. D. D. (2020). Um Novo Algoritmo de Criptografia Caótica Utilizando Técnicas de Ordenação a Partir da Medida Invariante.

de Bona, A. S. (2021). (Des) Pluga: o Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas e a uma Metodologia Inovadora.

de Santana, C. H., da Luz, L. F. D. S., de Penteado, R. R. de M., Kikuti, D., Martimiano, L. A. F., Colanzi, T. E., ... & Amaral, A. M. M. M. (2024, July). Desmistificando o Pensamento Computacional: relato de um workshop para Professores da Educaçao Básica. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI) (pp. 57-69). SBC.

França, R. S. D. (2020). Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental.

Papert, S. (2007). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada). Porto Alegre, RS: Editora Artmed.

Pereira, F., Araújo, L., & Bittencourt, R. (2019). Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, (pp. 315-324). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.315

Santos, L. M. da S., Hoger, M. D. V., de Oliveira, M. P., Machado, F. P. G., & Amaral, M. A. (2023, October). A corporeidade no desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais do II Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (pp. 26-31). SBC.

Shrestha, N. (2022). Self-Efficacy Development in Elementary-aged Learners through Dance as an Algorithmic Thinking Tool.

Silva, D. K. D. (2017). Dança, consciência e corporeidade na Educação Física: análise de conteúdo da produção acadêmica (2014-2016) (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Tavares, T. E., Marques, S. G., & da Cruz, M. K. (2021, April). Plugando o desplugado para ensino de computaçao na escola durante a pandemia do sars-cov-2. In Simpósio brasileiro de educação em computação (EDUCOMP) (pp. 263-271). SBC.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. In Communications of the ACM (Vol. 49, Issue 3, pp. 33–35). Association for Computing Machinery.
Publicado
20/07/2025
FERREIRA, Lucimara C.; RODRIGUES, Rickson C.; RAPOSO, Eric C.; SOUZA, Xayanne H. de; OLIVEIRA, Amanda M. de; TRINDADE, Genarde M.. Pensamento Computacional no 1º Ano do Ensino Fundamental: Explorando o Bubble Sort por meio da Dança. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 585-594. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8360.