Fábulas Computacionais: Análise das Potencialidades e Limitações de um Jogo Digital para Avaliação de Habilidades de Pensamento Computacional

  • Daniel T. Nipo UFRPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE
  • Rozelma S. de França UFRPE

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) consiste na capacidade e limites de realizar processos, sejam por uma máquina ou pelo homem. Dentre os recursos disponíveis para se trabalhar o PC se destacam os jogos, recursos lúdicos que podem ser usados no ensino, reforço e avaliação. Este artigo apresenta uma análise estatística da aplicação do jogo digital Fábulas Computacionais, projetado para avaliar habilidades de Pensamento Computacional, e do teste Desafio Bebras. Como resultados identificamos que os estudantes apresentaram desempenho melhor no jogo em relação ao teste formal, além disso, destacamos algumas das potencialidades do lúdico que justificam tal diferença e validam o jogo enquanto recurso avaliativo.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos, Desafio Bebras, Jogos Digitais, Pensamento Computacional

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Publicado
20/07/2025
NIPO, Daniel T.; RODRIGUES, Rodrigo L.; FRANÇA, Rozelma S. de. Fábulas Computacionais: Análise das Potencialidades e Limitações de um Jogo Digital para Avaliação de Habilidades de Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 595-606. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8362.