Programação Competitiva como estratégia de ensino e aprendizagem de algoritmos no Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Um relato de experiência

  • Odair Moreira de Souza IFPR / UFPR
  • Clodis Boscarioli Unioeste
  • Letícia Mara Peres UFPR

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre Programação Competitiva no ensino de algoritmos para preparar estudantes para a Olimpíada Brasileira de Informática, que abrange o período de 2018 a 2024 e apresenta uma abordagem educacional para o ensino de algoritmos a estudantes de um curso técnico de informática integrado ao ensino médio. A metodologia de ensino incluiu treinamentos semanais e torneios simulados, integrando a aprendizagem colaborativa e baseada em problemas aos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados da avaliação indicaram que os estudantes participantes demonstraram maior interesse em participar de eventos de Programação Competitiva além da OBI. Além disso, desenvolveram suas habilidades técnicas e demonstraram maior envolvimento em atividades acadêmicas relacionadas à programação ao longo do curso, fortalecendo a educação em algoritmos.

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Publicado
20/07/2025
SOUZA, Odair Moreira de; BOSCARIOLI, Clodis; PERES, Letícia Mara. Programação Competitiva como estratégia de ensino e aprendizagem de algoritmos no Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 631-642. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8414.