WEI: Aplicando Técnicas de Multimodal Learning Analytics para Identificar Estados Emocionais Durante Atividades de Pensamento Computacional

  • Daniel T. Nipo UFRPE
  • Lucielton M. da Silva UFRPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE

Resumo


Com a propagação das tecnologias, surgem novas tendências educacionais adaptadas aos novos tempos, dentre elas o Pensamento Computacional (PC). Em ambientes de aprendizagem podemos ter acesso a uma grande variedade de informações dos estudantes, dados que não se limitam a acertos e erros. Um campo que vem crescendo na investigação da captura e análise de dados educacionais em múltiplas modalidades é o Multimodal Learning Analytics (MMLA). Esta pesquisa investiga os perfis de estados emocionais manifestados em atividades colaborativas de PC e sua relação com o aprendizado. Identificamos maior incidência em sentimentos como raiva, tristeza e felicidade conforme os estudantes enfrentavam os desafios das atividades, e que raiva e tristeza tem maior incidência nos estudantes com poucas habilidades de PC.
Palavras-chave: Ensino Médio, Multimodal Learning Analytics, Pensamento Computacional

Referências

BLIKSTEIN, Paulo; WORSLEY, Marcelo. Multimodal learning analytics and education data mining: Using computational technologies to measure complex learning tasks. Journal of learning analytics, v. 3, n. 2, p. 220-238, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

ERADZE, Maka et al. Context-aware multimodal learning analytics taxonomy. In: CEUR workshop proceedings. CEUR-WS, 2020. p. 1-6.

FALCÃO, Taciana Pontual; BARBOSA, Rafael. " Aperta o Play!" análise da interação exploratória em um jogo baseado em pensamento computacional. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 419.

FARIAS, Laura Lobo de. Utilização de Game Learning Analytics para verificação do aprendizado em jogo sério voltado ao ensino de zoologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.

MEC. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. 2022.

NIPO, Daniel; RODRIGUES, Rodrigo; FRANÇA, Rozelma. Aprendizagem Baseada em Jogos e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: um Mapeamento Sistemático da Literatura. EaD em Foco, v. 14, n. 1, p. e2297-e2297, 2024.

OCHOA, Xavier; WORSLEY, Marcelo. Augmenting learning analytics with multimodal sensory data . Journal of Learning Analytics, v. 3, n. 2, p. 213-219, 2016.

OUHAICHI, Hamza; SPIKOL, Daniel; VOGEL, Bahtijar. Research trends in multimodal learning analytics: A systematic mapping study. Computers and Education: Artificial Intelligence, p. 100136, 2023.

POUZA, Fernanda; C MARA, Carlos Eduardo. ANÁLISE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO VOLTADO à SERIOUS GAMES. Revista de Ubiquidade, v. 3, n. 2, p. 30-50, 2020.

RAABE, André Luís Alice et al. Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

SIQUEIRA, I. C. P. et al. Normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (BNCC). Technical report, Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica, 2022.

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006

WING, Jeannette M. Pensamento computacional. Educação e Matemática, n. 162, p. 2-4, 2021.
Publicado
20/07/2025
NIPO, Daniel T.; SILVA, Lucielton M. da; RODRIGUES, Rodrigo L.. WEI: Aplicando Técnicas de Multimodal Learning Analytics para Identificar Estados Emocionais Durante Atividades de Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 690-700. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8457.