A Trajetória Acadêmica de uma Estudante com Deficiência Visual no Curso Técnico em Informática do IFPR Campus Paranavaí: uma jornada de aprendizagem colaborativa

  • Emanuellen S. Abreu IFPR
  • Daniele T. Santos IFPR
  • Carla S. de Oliveira IFPR
  • Renato A. P. Guimarães Neto IFPR
  • Vitor T. de Oliveira IFPR
  • Ayslan T. Possebom IFPR
  • Késsia R. C. Marchi IFPR
  • Marcelo F. Terenciani IFPR
  • Elizete P. Cruz IFPR
  • Daniela E. Flôr IFPR

Resumo


Este artigo apresenta a trajetória educacional de uma estudante com deficiência visual no curso Técnico em Informática, destacando as estratégias inclusivas adotadas para garantir acessibilidade no ensino de programação. Durante sua formação, foram implementadas adaptações pedagógicas, como suporte instrucional personalizado, flexibilização curricular e tecnologias assistivas. O estudo reforça a importância do compromisso institucional contínuo com a acessibilidade na educação tecnológica e do envolvimento de docentes, equipe pedagógica e estudantes na promoção de oportunidades de aprendizagem equitativas.

Referências

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Brasil (2012). Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 mar. 2025.

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Publicado
20/07/2025
ABREU, Emanuellen S. et al. A Trajetória Acadêmica de uma Estudante com Deficiência Visual no Curso Técnico em Informática do IFPR Campus Paranavaí: uma jornada de aprendizagem colaborativa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 772-782. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8537.