Dashboard Analítico para Monitoramento de Interações em Videoaulas de Computação
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um dashboard analítico para monitoramento de interações de estudantes em videoaulas. O sistema combina um reprodutor de vídeo com questões e anotações integradas e uma plataforma de análise que visualiza diversos tipos de interações dos alunos. Através dessas visualizações, educadores obtêm insights sobre o comportamento e compreensão dos alunos, permitindo intervenções pedagógicas eficazes. O dashboard fornece aos educadores métricas e visualizações essenciais que podem melhorar significativamente a eficácia do ensino online, sendo particularmente valioso para o ensino de ciência da computação, onde conceitos abstratos e desafios técnicos requerem abordagens pedagógicas especializadas.Referências
Kaliisa, R., Misiejuk, K., López-Pernas, S., Khalil, M., and Saqr, M. (2024). Have learning analytics dashboards lived up to the hype? a systematic review of impact on students’ achievement, motivation, participation and attitude. In Proceedings of the 14th Learning Analytics and Knowledge Conference (LAK ’24), pages 1–15, Kyoto, Japan. ACM.
Picciano, A. G. (2017). Theories and frameworks for online education: Seeking an integrated model. Online Learning, 21(3):166–190.
Samsul, S. A., Yahaya, N., and Abuhassna, H. (2023). Education big data and learning analytics: a bibliometric analysis. Palgrave Communications, 10(1):1–11.
Stahmann, P., Rodda, A., and Janiesch, C. (2023). The effect of advanced analytics real-time dashboards on cognitive absorption and task load of human end users. In Proceedings of the 31st European Conference on Information Systems (ECIS 2023). AIS Electronic Library (AISeL).
Picciano, A. G. (2017). Theories and frameworks for online education: Seeking an integrated model. Online Learning, 21(3):166–190.
Samsul, S. A., Yahaya, N., and Abuhassna, H. (2023). Education big data and learning analytics: a bibliometric analysis. Palgrave Communications, 10(1):1–11.
Stahmann, P., Rodda, A., and Janiesch, C. (2023). The effect of advanced analytics real-time dashboards on cognitive absorption and task load of human end users. In Proceedings of the 31st European Conference on Information Systems (ECIS 2023). AIS Electronic Library (AISeL).
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SABINO, José Arthur L.; CRUZ, Karla Sophia S. da; GERMANO, Gabriel Lucas B.; PAIVA, Ranilson Oscar A..
Dashboard Analítico para Monitoramento de Interações em Videoaulas de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 794-804.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8542.
