Avaliação de um jogo sério com minijogos baseados no Desafio Bebras para apoio ao ensino do Pensamento Computacional

  • Alexandre Cardoso UFU
  • Felipe C. Graffunder UFU
  • Gabriel Henrique de Oliveira UFU
  • Guilherme D. Toffoli UFU
  • Guilherme H. Andrade Otoni UFU
  • Gustavo D. Gomides UFU
  • Kiara de Oliveira UFU
  • Luis Arthur R. Barbosa UFU
  • Maria Adriana V. Lima UFU
  • Renato de Aquino Lopes UFU
  • Rodrigo de Godoy Domingues UFU

Resumo


Este trabalho descreve o desenvolvimento e a aplicação de um jogo contendo minijogos inspirados nos desafios Bebras para apoiar o ensino do Pensamento Computacional (PC). Um experimento foi conduzido com alunos do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia para avaliar o jogo. A atividade incluiu uma introdução teórica ao Pensamento Computacional, a resolução de questões Bebras no formato impresso e a interação com o jogo e seus minijogos. A avaliação de usabilidade foi conduzida utilizando o SUS (System Usability Scale). Os resultados evidenciaram o potencial dos jogos para engajar os participantes e permitiram identificar dificuldades dos estudantes no domínio do PC e na navegação pelo jogo, além de coletar sugestões para melhorias no design da ferramenta.

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Publicado
20/07/2025
CARDOSO, Alexandre et al. Avaliação de um jogo sério com minijogos baseados no Desafio Bebras para apoio ao ensino do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 837-848. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8581.