Do Scratch ao Python: utilizando metodologias ativas no ensino de programação no projeto Meninas Digitais do Acre

  • Sthefany Ferreira UFAC
  • Victoria Cavalcante UFAC
  • Alessandreia Oliveira UFJF
  • Catarina Costa UFAC

Resumo


Ensinar programação para iniciantes é desafiador e pode levar à desmotivação. Este trabalho relata a experiência de cursos do projeto Meninas Digitais do Acre, parceiro do programa Meninas Digitais [SBC 2025], utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), gamificação, Scratch e Python. O objetivo foi avaliar o impacto dessas abordagens no engajamento e aprendizagem das alunas, especialmente na transição entre linguagens. A análise revelou que ajustes metodológicos foram essenciais para mitigar dificuldades, resultando em melhoria gradual no desempenho. Os resultados indicam que metodologias ativas e um ambiente acolhedor favorecem a participação e permanência. O estudo reforça a importância de iniciativas inclusivas para mulheres na Computação.

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Publicado
20/07/2025
FERREIRA, Sthefany; CAVALCANTE, Victoria; OLIVEIRA, Alessandreia; COSTA, Catarina. Do Scratch ao Python: utilizando metodologias ativas no ensino de programação no projeto Meninas Digitais do Acre. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 849-860. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8610.