Avaliação do sistema de recomendação do Beecrowd

  • Carlos Amorim UFAC
  • Raoni Ferreira UFAC
  • Catarina Costa UFAC

Resumo


Este trabalho explora o uso de um módulo de recomendação de atividades de programação em uma plataforma de juízes online, com o objetivo de personalizar o aprendizado e facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos. Para isso, foi implementada uma metodologia experimental em que duas turmas foram submetidas a listas de exercícios de programação, uma delas com atividades selecionadas diretamente pelo professor e outra com atividades recomendadas pelo sistema. As listas foram ajustadas com base nas características e necessidades de cada turma. Os resultados mostraram que, embora o módulo de recomendação ofereça uma abordagem automatizada, as atividades personalizadas pelo professor mostraram-se mais eficazes em alguns aspectos, como taxa de conclusão e pontuação média.

Referências

Cruz, A., Neto, C. S., Cruz, P., and Teixeira, M. (2022). Utilização da plataforma beecrowd de maratona de programação como estratégia para o ensino de algoritmos. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 754–764, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ferreira, F. Z., de Souza, R. L., Vargas, A. P., de Lemos Teixeira, D., dos Santos, M. N., de Oliveira Paes, W., dos Santos, R. A. P., Tonin, N., de Oliveira Evald, P. J. D., and da Costa Botelho, S. S. (2022). Model for evaluation of multiple abilities programming problems in online massive environments. Journal of the Brazilian Computer Society, 28(1):104–117.

Júnior, H., Pereira, F., Oliveira, E., Oliveira, D., and Carvalho, L. (2020). Recomendação automática de problemas em juízes online usando processamento de linguagem natural e análise dirigida aos dados. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pessoa, M., Melo, R., Haydar, G., Oliveira, D., Carvalho, L., Oliveira, E., Conte, T., Pereira, F., Rodrigues, L., and Isotani, S. (2021). Uma análise dos tipos de jogadores em uma plataforma de gamificação incorporada a um sistema juiz on-line. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 474–486, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pfitscher, R., Camargo, L., Moreira, B., Wang, C., Zedral, R., and Garcia, T. (2023). Análise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantil. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1329–1340, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Raabe, A. L. A. (2005). Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In XIII Workshop de Educação em Computação. SBC.

Ramos, I., Gadelha, B., Ramos, D., Oliveira, D., Mello, R., and Oliveira, E. (2023). Codegraph: Uma ferramenta de identificação e visualização de trilhas de aprendizagem no ensino de programação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 451–462, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sanches, W. M., Ferreira, F. Z., Evald, P. J., Vargas, A. P., Bez, J. L., and Botelho, S. S. d. C. (2023). Aprimorando a experiência de aprendizado em ambientes online massivos: o papel dos sistemas de recomendação. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 164–174. SBC.

Zhao, W. X., Zhang, W., He, Y., Xie, X., and Wen, J.-R. (2018). Automatically learning topics and difficulty levels of problems in online judge systems. ACM Trans. Inf. Syst., 36(3).

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referencias de formação para os cursos de graduação em computação. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
20/07/2025
AMORIM, Carlos; FERREIRA, Raoni; COSTA, Catarina. Avaliação do sistema de recomendação do Beecrowd. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 883-893. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8622.