Acompanhamento de Calouros em Sistemas de Informação: Integração e Suporte no Início da Vida Universitária

  • Iago F. S. Velozo UFC
  • Iara S. Lima UFC
  • Igor F. S. Velozo UFC
  • Beatriz N. de Oliveira UFC
  • Franciel S. P. de Vasconcelos UFC
  • Elysson A. de Lacerda UFC
  • Rainara M. Carvalho UFC
  • Michel O. Silva UFC
  • Wladimir A. Tavares UFC

Resumo


Este artigo relata a experiência do projeto Acompanhamento de Calouros, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Quixadá. O objetivo é facilitar a adaptação dos ingressantes ao ambiente universitário, reduzindo desafios como evasão, dificuldades acadêmicas e isolamento social. Por meio de atividades de integração (como a Semana Zero, visitas guiadas e interações em grupos de WhatsApp), acompanhamento personalizado por bolsistas veteranos e feedback contínuo, o projeto busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a universidade. Os resultados, coletados por meio de formulários de avaliação, indicam alta satisfação: 95,2% dos participantes destacaram a eficácia dos bolsistas na resolução de dúvidas, e 76,2% atribuíram o impacto máximo do projeto em sua adaptação. O estudo reforça a importância de políticas de acolhimento para os calouros, especialmente em contextos de interiorização do ensino superior.
Palavras-chave: Ingressantes, Sistemas de Informação, Acompanhamento

Referências

Alvim, Í. V., Bittencourt, R. A., and Duran, R. S. (2024). Evasão nos cursos de graduação em computação no brasil. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 1–11. SBC.

de Sousa, R. W. P., Fachini-Gomes, J. B., Holanda, M., and Leao, M. T. C. (2024). Um estudo da evasão no curso de licenciatura em computação da universidade de brasília. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 715–725. SBC.

Duran, R., Bim, S. A., Gimenes, I., Ribeiro, L., and Correia, R. C. M. (2023). Potential factors for retention and intent to drop-out in brazilian computing programs. ACM Transactions on Computing Education, 23(3):1–33.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and Da Silva, D. (2022). Introdução ao ambiente universitário na computação: Uma disciplina para o acolhimento dos estudantes no departamento de ciência da computação da universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:494–518.

Lima, I., Andrade, F. A., Sousa, J. L., Rodrigues, R., Rocha, M., Dias, G., and Rabelo, J. d. H. (2024). Learninglab – uma trajetória de quatro anos de sucesso nas ações de permanência e formação dos estudantes de computação do interior cearense. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Miranda, P., Sousa, S., de Freitas Costa, J. R., Silva, G. I. O., de Souza Lima, V., Tavares, W. A., and Bezerra, C. I. M. (2021). Preparação para olimpíada brasileira de informática nível sênior: Um relato de experiência. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 101–110. SBC.

Pinheiro, F., Lima, R., Ferreira, A., Lima, F., and Tavares, W. (2022). Programa de educação tutorial: Uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de sistemas de informação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 61–72, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Portella Teixeira de Mello, S., de Melo, P. A., and Teixeira de Mello Filho, R. (2015). Estudando a evasão no ensino tecnológico em uma instituição de ensino superior no sul do brasil. EccoS Revista Científica, (37):181–196.

Ribeiro, I. M., Correia, W. F. M., and Campos, F. (2021). Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Scientiarum. Education, 43.

Sampaio, A. G., da Silva, A. R., Oliveira, B., da Silva, F. J., do Nascimento, S. C., Brito, W., Menezes, V., and Tavares, W. A. (2024). Pet-recebe: Apresentando um campus universitário temático na área de tecnologia da informação para estudantes de escolas públicas do interior do ceará. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 598–610. SBC.

Scali, D. F. (2009). Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Acesso em: 20 mar. 2025.

Silva, M. E., Gama, A. A., Pinheiro, F. V., Bezerra, C., Tavares, W., and Oliveira, P. (2021). A experiência do letramento digital para professores municipais do ensino básico durante a pandemia covid-19. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 171–180, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Theobald, A. P. P., Rodrigues, J. P., Brandão, K. F., Costa, M. C. d. M., Guimarães, R. S. d. O., and Moreira, A. F. (2020). A importância da recepção de calouros e o impacto na formação acadêmica: o caso de sucesso da escola de engenharia da ufmg: o engenharia recebe. In Anais do COBENGE 2020.
Publicado
20/07/2025
VELOZO, Iago F. S. et al. Acompanhamento de Calouros em Sistemas de Informação: Integração e Suporte no Início da Vida Universitária. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 894-904. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8628.