WriteIt: Proposta de um Jogo Educativo para o ensino de Engenharia de Requisitos
Resumo
Este trabalho explora o uso de jogos educacionais para o ensino de Engenharia de Requisitos, com ênfase no desenvolvimento de um novo jogo, o WriteIt, voltado para a aprendizagem da escrita de requisitos funcionais, não funcionais e inversos. A pesquisa examina jogos existentes, analisando seus atributos e as avaliações obtidas após sua aplicação. Em seguida, são apresentadas as regras e a aplicação do jogo proposto. A eficácia do jogo foi avaliada por meio do formulário MEEGA+ e da dinâmica Lovers vs Haters. Os resultados indicam que o jogo contribui para o ensino ativo da escrita de requisitos, com regras fáceis de entender e um impacto positivo no aprendizado dos alunos.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
LIMA, Joanne; SERRA, Carlos Portela; CARVALHO, Guilherme de; GOMES, Rychardson; MAIA, Ivana; PAIVA, Anselmo; VIANA, Davi; RIVERO, Luis.
WriteIt: Proposta de um Jogo Educativo para o ensino de Engenharia de Requisitos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 927-938.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8637.
