Um relato de experiência sobre a construção e aplicação de um curso em EaD de Robótica Educacional para professores
Resumo
Este artigo apresenta as experiências vivenciadas por estudantes da Licenciatura em Computação na construção e aplicação de um curso de Robótica Educacional, utilizando Arduino, voltado para formação de professores, ofertado a distância e fundamentado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O curso teve como público-alvo estudantes do curso de licenciatura em física, buscando capacitá-los no uso da robótica como ferramenta pedagógica. A análise dos resultados revelou que o curso atingiu seus objetivos, proporcionando a compreensão dos conceitos essenciais de robótica educacional e do uso do Arduino no ensino de diversas áreas do conhecimento.
Referências
Ausubel, D. P. (2000) “The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view”. Springer Science & Business Media, Springer Netherlands.
Castro, S. O. et al. (2023) “Robótica como Ferramenta de Aprendizagem: a experiência de uma aluna de computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental”. In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação.
Moore, M. G.; KEARSLEY, G. (2012) “Distance Education: A Systems View of Online Learning”. Cengage Learning.
Ribeiro, L. R. C. (2005) “A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores”. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos.
Silva, A. F. (2009) “RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional”. 2009. 127 f. Tese (Doutorado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Vygotsky, L. S. (1978) “Mind in society: The development of higher psychological processes”. Harvard University Press.
Zilli, S. R. (2004) “A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática”. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
