Turning the Classroom Inside Out: Investigating Flipped Classroom for Programming Olympiad in High School

  • Necio Veras IFCE
  • Jonas Silva IFCE
  • Windson Viana UFC

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição anual destinada a estudantes da educação básica, cujo foco é a resolução de desafios por meio de linguagens de programação. Este trabalho apresenta um experimento controlado realizado em um curso preparatório gratuito ofertado a alunos do ensino médio de uma escola pública cearense, visando avaliar o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida em comparação com a abordagem tradicional. Os conteúdos teóricos foram entregues em formato remoto, enquanto as práticas ocorreram presencialmente. Os resultados demonstraram avanços na aprendizagem, maior engajamento dos alunos e bom desempenho na olimpíada, com três classificações para a fase estadual e uma para a fase nacional.

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Publicado
20/07/2025
VERAS, Necio; SILVA, Jonas; VIANA, Windson. Turning the Classroom Inside Out: Investigating Flipped Classroom for Programming Olympiad in High School. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 959-970. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8647.