Avaliação do Suporte de Grandes Modelos de Linguagem no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência
Resumo
Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) tem se consolidado como uma estratégia promissora no apoio ao ensino, especialmente em contextos desafiadores como o ensino de programação para estudantes do ensino médio. Este relato de experiência apresenta uma proposta de formação básica em programação, conduzida com dois grupos: um com acesso orientado a LLMs e outro sem esse suporte. A formação foi composta por atividades presenciais, exercícios domiciliares e um projeto final com etapas teórica e prática. A análise dos dados combinou indicadores quantitativos de desempenho com percepções qualitativas de estudantes e professores. Os resultados demonstraram que o grupo com acesso aos LLMs obteve desempenho superior em todas as etapas, apresentando maior autonomia, fluência técnica e segurança na apresentação de suas soluções. Conclui-se que o uso pedagógico de LLMs pode potencializar a aprendizagem de programação, desde que acompanhado por orientação didática por parte dos docentes.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
PAIVA, João; VIRGINIO, Jhonnata; ALBUQUERQUE, Danyllo; RODRIGUES, Golbery; SOUSA, Ianna.
Avaliação do Suporte de Grandes Modelos de Linguagem no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 982-993.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8709.
