Pensamento Computacional e Licenciatura em Física: Um Relato de Experiência sobre a Compreensão de Acadêmicos

  • Almir de Oliveira Costa Junior UEA / IFAM
  • José Anglada Rivera IFAM
  • Elloá B. Guedes UEA

Resumo


A inserção do Pensamento Computacional (PC) nas diretrizes educacionais brasileiras, como a BNCC e a PNED, exige e pressupõe que os professores, atuais e futuros, estejam preparados para ensinar habilidades como decomposição de problemas e criação de algoritmos. Este trabalho investigou o conhecimento sobre PC entre acadêmicos de Licenciatura em Física e, por meio de entrevistas, constatou-se uma compreensão insuficiente dos conceitos e habilidades fundamentais. Essa lacuna destaca a necessidade de repensar a formação docente, com o objetivo de capacitar os professores para preparar os cidadãos para os desafios contemporâneos.

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Publicado
20/07/2025
COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; RIVERA, José Anglada; GUEDES, Elloá B.. Pensamento Computacional e Licenciatura em Física: Um Relato de Experiência sobre a Compreensão de Acadêmicos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 994-1008. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8755.