Análise Automatizada de Dados do ENADE com aplicação para os Cursos de Ciência da Computação

  • Daniel E. S. Trujillo UnB
  • Jan M. Corrêa UnB

Resumo


Este estudo mostra a utilização de uma nova ferramenta criada para fazer análise automatizada dos dados do ENADE 2021. Mostra como a ferramenta foi aplicada, comparando o curso Ciência da Computação (Bacharelado) da Universidade de Brasília (UnB) com outros cursos. Este trabalho se diferencia dos anteriores por prover o ranqueamento de desempenho relativo por questão dentro de um grupo de instituições selecionadas. Isto permite comparações potencialmente mais detalhadas, mais específicas e relevantes entre as instituições de ensino. Diferencia-se também por prover a comparação direta entre duas instituições na distribuição das respostas por questão, permitindo um entendimento melhor do desempenho dos alunos e a detecção de vieses nas respostas. Com esta ferramenta, os coordenadores de curso poderão fazer análises mais específicas e detalhadas do que as que constam nos relatórios oficiais sobre o ENADE.

Referências

Barbosa, P., Damazio, G., Carvalho, W., and Carmo, R. (2023). O sucesso não é apenas uma questão de sorte: um mapeamento sistemático sobre técnicas de análise do enade da área de computação. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 59–68, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

BRASIL (2018). Lei geral de proteção de dados pessoais (lgpd). Lei nº 13.709.

Charão, A., Wiechork, K., Rodrigues, M., and Barbosa, F. (2020). Explorando resultados por questão no enade em ciência da computação para subsidiar revisão de projeto pedagógico de curso. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 16–20, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cunha, R., Sales, C., and Santos, R. (2021). Análise automática com os microdados do enade para melhoria do ensino dos cursos de ciência da computação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 208–217, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de Computação, S. B. (2024). Biblioteca digital da sociedade brasileira de computação.

Freitas, B., Cosme, L., and Nascimento, M. (2019). Exame nacional de desempenho de estudantes (enade): Análise do perfil das mulheres dos cursos da área de computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 179–183, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

G. Van Rossum, F. L. DRAKE (2019). Python 3 Reference Manual. CreateSpace Independent Publishing Platform.

Gondran, E., Lucca, G., Borges, E., and Santos, H. (2023). A evolução do perfil de estudantes de engenharia com bom desempenho no enade. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1238–1248, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

INEP (2023). Exame nacional de desempenho dos estudantes - enade. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 de abril de 2023.

Leão, J., Araújo, A., Souza, B. M., Araújo, J., Ferreira, K., Barros, M., Lauschner, T., and Nakamura, F. (2021). Uma análise regional sobre o perfil de estudantes concluintes em cursos steam através do enade. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 200–209, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Lima, P. d. S. N., Ambrósio, A. P. L., Oliveira, J. L. d. S., and Carvalho, C. L. d. (2021). Análise de conteúdo das provas do enade para os alunos do curso de bacharelado em ciência da computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:385–413.

PROJECT JUPYTER (2023). Jupyter documentation. Acesso em: 13 de maio de 2023.

Ramos, M., Oliveira, P., and Braga, A. (2024). Análise do desempenho dos estudantes do curso redes de computadores da universidade federal do ceará no enade. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 658–668, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rendeiro, P., Monteiro, E., Nicioka, D., and Santos, R. (2023). Avaliação de desempenho em cursos de engenharia de computação baseada nos microdados do enade. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 339–349, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rosa, E. R., Ferreira, D. J., Silva, N. F. F. d., and Assis, A. (2021). Estudo exploratório através de análises longitudinais aplicado à ciência da computação a partir da base de dados do enade. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:1463–1486.

Vendrami, L., Oliveira, F., and Tyeko Anami, K. (2021). A desigualdade social e a educação no brasil: uma revisão de literatura. Metodologias E Aprendizado, 4:390–398.

Vieira, A., Bertolini, D., and Schwerz, A. (2022). Análise do desempenho no enade dos concluintes de computação usando técnica de agrupamento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 834–845, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
20/07/2025
TRUJILLO, Daniel E. S.; CORRÊA, Jan M.. Análise Automatizada de Dados do ENADE com aplicação para os Cursos de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1043-1054. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8929.