Minecraft como Ferramenta Educacional: simulação de portas lógicas e circuitos digitais

  • Douglas Aquino Moreno CEULP / ULBRA
  • Fabiano Fagundes CEULP / ULBRA
  • Alessandra Alves Moreira Silva CEULP / ULBRA

Resumo


Este artigo explora o uso do Minecraft como ferramenta educacional no ensino de circuitos digitais e portas lógicas. A pesquisa propõe uma metodologia prática, onde alunos utilizam o Redstone do Minecraft para construir e simular circuitos digitais, facilitando a compreensão de conceitos fundamentais da eletrônica. A abordagem qualitativa, aplicada a alunos de Ciência da Computação, revelou que a utilização do Minecraft favoreceu o aprendizado ativo e colaborativo, promovendo uma compreensão sólida dos conceitos de portas lógicas. Os resultados indicam que a metodologia é eficaz na aplicação dos conteúdos em ambientes interativos e lúdicos.

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Publicado
20/07/2025
MORENO, Douglas Aquino; FAGUNDES, Fabiano; SILVA, Alessandra Alves Moreira. Minecraft como Ferramenta Educacional: simulação de portas lógicas e circuitos digitais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1068-1078. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8936.