Entre Algoritmos e Emoções: Inteligência Artificial e os Novos Paradigmas Educacionais na Computação

  • Lucy Mari Tabuti USP
  • João Paulo Biembengut Faria USAL
  • Eduardo Savino Gomes PUC-SP

Resumo


O avanço da Inteligência Artificial em áreas como saúde, educação, trabalho, entretenimento e comunicação tem reconfigurado as interações entre humanos e sistemas computacionais. Este artigo examina, à luz de resultados de pesquisas recentes, como essas transformações afetam o ensino-aprendizagem da Computação. Discutem-se os impactos de assistentes virtuais, diagnósticos automatizados, criatividade algorítmica e mundos interativos personalizados. A análise propõe reflexões sobre a formação de profissionais capazes de compreender, desenvolver e aplicar soluções baseadas em Inteligência Artificial com responsabilidade ética, senso crítico e foco humano.

Referências

Adobe (2023) “Firefly and the Future of Generative AI in Creative Workflows”, Adobe Systems, [link].

Bender, E. M. and Koller, A. (2020) “Climbing towards NLU: On Meaning, Form, and Understanding in the Age of Data”, In: Proceedings of the 58th Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics, pp. 5185–5198. [link].

Brynjolfsson, E. and McAfee, A. (2017) Machine, Platform, Crowd: Harnessing Our Digital Future, New York: W. W. Norton & Company.

Calvo, R. A. and D’Mello, S. K. (2020) “Affective Computing and Emotional AI: Challenges and Opportunities”, IEEE Transactions on Affective Computing, 11(3), pp. 532–544.

CETIC.br (2024) “Inteligência Artificial na Saúde”, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, [link].

CISAC (2024) “Artificial Intelligence and Music Creation: Forecast 2028”, International Confederation of Societies of Authors and Composers, [link].

Gartner (2023) “Top Strategic Technology Trends 2023”, Gartner Reports, [link].

Holmes, W., Bialik, M. and Fadel, C. (2022) Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning, Boston: Center for Curriculum Redesign.

Largo.ai (2023) “Artificial Intelligence for Film Development”, [link], March.

Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M. and Forcier, L. B. (2016) Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education, London: Pearson Education.

Marcus, G. (2020) “The Next Decade in AI: Four Steps Towards Robust Artificial Intelligence”, arXiv preprint arXiv:2002.06177, [link].

McKinsey & Company (2024) “The State of AI in 2024”, McKinsey Digital, [link].

McKinsey & Company (2025) “AI in Film and Media: 2025 Outlook”, McKinsey Reports, [link].

Microsoft (2025) “WHAM: World and Human Action Model for Game Development”, In: Game Developers Conference 2025.

Observinter (2024) “IA na Saúde Infantil: modelo preditivo para UTI pediátrica em Málaga”, Observatório Internacional de Inovação em Saúde, [link].

OpenAI (2023) “Jukebox: A Neural Net for Music Generation”, [link].

PwC – PricewaterhouseCoopers (2024) “Workforce of the Future: The Competing Forces Shaping 2030”, [link].

RunwayML (2024) “Creative Tools Powered by Artificial Intelligence”, [link].

Russell, S. and Norvig, P. (2021) Artificial Intelligence: A Modern Approach, 4th ed., London: Pearson.

SciELO (2023) “Inteligência Artificial na Medicina Diagnóstica”, Scientific Electronic Library Online, [link].

ScriptBook (2023) “AI-Driven Script Analysis Platform”, [link].

Skymind (2024) “Dez previsões sobre a IA em Hollywood”, Skymind Reports, [link].

UNESCO (2023) AI and Education: Guidance for Policy-Makers, Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Vaswani, A. et al. (2017) “Attention Is All You Need”, In: Advances in Neural Information Processing Systems (NeurIPS). [link].

World Economic Forum (2023) “The Future of Jobs Report 2023”, [link].
Publicado
20/07/2025
TABUTI, Lucy Mari; FARIA, João Paulo Biembengut; GOMES, Eduardo Savino. Entre Algoritmos e Emoções: Inteligência Artificial e os Novos Paradigmas Educacionais na Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1154-1163. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9000.