Um Relato de Experiência com Cartas Narrativas em Sistemas Operacionais

  • Alan Veloso UNAMA

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de uma atividade pedagógica inspirada no jogo Black Stories, adaptada para o ensino de Sistemas Operacionais. A proposta foi aplicada como estratégia de revisão com estudantes do 3º semestre de Ciência da Computação da UNAMA. A dinâmica envolveu a interpretação de cartas narrativas com enunciados enigmáticos, vinculados a conceitos da disciplina, permitindo que os alunos fizessem perguntas do tipo “sim”, “não” ou “irrelevante” para descobrir o conceito envolvido. Foram utilizados dados quantitativos (escala Likert) e qualitativos (comentários abertos) para avaliar a atividade. Os resultados apontam alto engajamento dos alunos e percepção positiva da proposta, embora com sugestões de ajustes nas metáforas. A atividade demonstrou potencial para promover a revisão de conteúdos técnicos de forma lúdica e reflexiva.

Referências

De Paulo, M. and Tabak, F. M. (2021). Investigadores literários: uma proposta de intervenção a partir da literatura policial. Revista Fórum Identidades, 34(1):13–32.

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Palgrave Macmillan.

Guzdial, M. (1995). Software-realized scaffolding to facilitate programming for science learning. Interactive learning environments, 4(1):1–44.

Petri, G. et al. (2018). Benefícios dos jogos não-digitais no ensino de computação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Prince, M. (2004). Does active learning work? a review of the research. Journal of engineering education, 93(3):223–231.

Streva, F. d. S. and Brião, G. F. (2023). Caminhos lúdicos na formação de professores de matemática: elaborando jogos colaborativamente. [link]. Dissertação de Mestrado. CAp-UERJ.

Weijters, B., Baumgartner, H., and Schillewaert, N. (2010). Context effects in survey ratings of satisfaction with aspects of life: The role of item ordering. Journal of Economic Psychology, 31(6):902–912.
Publicado
20/07/2025
VELOSO, Alan. Um Relato de Experiência com Cartas Narrativas em Sistemas Operacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1164-1172. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9014.