Quantificando o Impacto do Projeto SUPER nos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Amazonas

  • André Y. S. Okimoto UFAM
  • Yago de J. B. Lobato UFAM
  • Sofia de C. Sato UFAM
  • Guilherme L. de S. e Souza UFAM
  • João C. N. Nogueira UFAM
  • Ana L. M. dos Santos UFAM
  • Leandro S. G. de Carvalho UFAM
  • Tanara Lauschner UFAM
  • Fabíola G. Nakamura UFAM
  • Eduardo F. Nakamura UFAM

Resumo


A evasão nos cursos de Computação tem sido um desafio recorrente. O fomento científico desempenha um papel essencial na melhoria da qualidade acadêmica e na redução desse problema. Diante disso, este estudo avalia o impacto do projeto SUPER, desenvolvido em parceria entre uma empresa privada e o Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa se baseou na coleta de indicadores quantitativos e testes estatísticos, considerando a taxa de evasão, de aprovação e o desempenho acadêmico. Os resultados demonstram uma melhora significativa no desempenho acadêmico dos estudantes, com valores-p de 0,008 e 0,004 nos testes para Ciência da Computação e Engenharia de Software, respectivamente.

Referências

Brandt, J. Z., Tejedo-Romero, F., and Araujo, J. F. F. E. (2020). Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública. Educação e Pesquisa, 46:e202500.

Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., and Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 233–243, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cavalcanti, L., Barros, A., Falcão, T., da Conceicao Batista, M., Cristino, C., and Alves, G. (2024). Avaliando o impacto da mudança do projeto pedagógico de cursos sobre a evasão através da análise de sobrevivência. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 2617–2626, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Chowdhury, S. J., Zhao, X., and Chowdhury, T. (2024). Scholarships and academic support for minority student success. In 2024 South East Section Meeting, number 10.18260/1-2–45558, Marietta, Georgia. ASEE Conferences. [link].

Dantas, A., Rebouças, A., and Lopes, R. (2023). Compreendendo os fatores que influenciam positivamente na conclusão de cursos presenciais de computação: Um levantamento de dados com egressos formados. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 350–360, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Duran, R., Bim, S. A., Gimenes, I., Ribeiro, L., and Correia, R. C. M. (2023). Potential factors for retention and intent to drop-out in brazilian computing programs. ACM Trans. Comput. Educ., 23(3).

Lisboa, M. d. N. S., Gomes, J. B. F., Holanda, M., Koike, C. C., and Costa, M. T. L. (2023). Study on computer science undergraduate students dropout at the university of brasilia. 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7.

Nasu, V. H. and Sasso, M. (2021). Does the scholarship make a difference? an analysis of the academic performance of undergraduate students in the business area. Education Policy Analysis Archives, 29:99.

Rocha, T., Santos, E., Júnior, V., and Souza, C. (2019). Comparação entre o perfil dos evadidos e dos egressos de um curso de tecnologia. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 404–413, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, M. T., Gasparini, I., and Frigo, L. (2024). Análise da participação feminina nos cursos da Área de computação: Um olhar sobre os projetos do programa meninas digitais. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 2259–2272, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sousa, M., Albuquerque, D., Leal, R., Maia, M., Gomes, A., and Perkusich, M. (2022). Análise dos fatores de evasão dos alunos dos cursos técnicos da Área de informática no ifpb campus campina grande. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 369–380, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sueste de Oliveira, C. (2023). Da iniciação científica ao doutorado e à diretoria de fomento à iniciação científica da unitins: Dra. flávia barreira gonçalves. AGRIENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(2):3.
Publicado
20/07/2025
OKIMOTO, André Y. S. et al. Quantificando o Impacto do Projeto SUPER nos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Amazonas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1173-1183. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9025.