Construção de um Instrumento de Autorregulação Online: Uma Abordagem Unificada a partir de Oito Questionários

  • Alana Viana Borges S. Neo UFCG / IFMS
  • José Antão Beltrão Moura UFCG
  • Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo UFCG
  • Giseldo da Silva Neo UFCG / IFAL
  • Kleber José Araujo Galvão Filho UFAL
  • Olival de Gusmão Freitas Júnior UFAL

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento e a validação de um questionário para avaliar a autorregulação da aprendizagem online (ARA). O objetivo principal foi criar um instrumento conciso e abrangente, combinando elementos de questionários existentes e reconhecidos na literatura. A metodologia envolveu a análise de oito questionários de ARA, a adaptação de suas assertivas e a validação do novo questionário com uma amostra de estudantes de cursos online. Os resultados demonstram a confiabilidade e a validade do questionário proposto, identificando seis construtos principais da ARA online e suas correlações, incluindo uma fraca correlação entre autonomia e desempenho acadêmico. O estudo conclui que o questionário pode ser uma ferramenta útil para pesquisadores e educadores interessados em compreender e promover a autorregulação em contextos de aprendizagem digital.

Referências

Alonso-Tapia, J., Calderón, E. P., and Ruiz, M. A. D. (2014). Development and validity of the emotion and motivation self-regulation questionnaire (emsr-q). The Spanish Journal of Psychology, 17:E55.

Barnard, L., Lan, W. Y., To, Y. M., Paton, V. O., and Lai, S. L. (2009). Measuring self-regulation in online and blended learning environments. Internet and Higher Education, 12(1):1–6.

Broadbent, J., Panadero, E., Lodge, J., and Fuller-Tyszkiewicz, M. (2023). The self-regulation for learning online (srl-o) questionnaire. Metacognition and Learning, 18(1):135–163.

Cosnefroy, L., Fenouillet, F., and Heutte, J. (2020). Construction et validation de l’échelle d’autorégulation des apprentissages en ligne (earel). Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 52(3):255.

Cronbach, L. J. (1951). Coeficiente alfa e a estrutura interna dos testes. Psychometrika, 16(3):297–334.

Jansen, R. S., Van Leeuwen, A., Janssen, J., Kester, L., and Kalz, M. (2017). Validation of the self-regulated online learning questionnaire. Journal of computing in higher education, 29(1):6–27.

Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024a). Modelagem de autoregulação da aprendizagem no ensino superior: Uma ferramenta para automatizar levantamento de perfis e recomendações personalizadas. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 58–71, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024b). Neoava: A virtual learning environment for self-regulated learning to be used by students and teachers. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1890–1903, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Neo, A., Moura, J. A. B., de Araújo, J. M. F. R., da Silva Neo, G., and Júnior, O. F. (2024c). The use of self-regulation of learning in recommender systems: State-of-the-art and research opportunities. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU, pages 525–532. INSTICC, SciTePress.

Pintrich, P. R. et al. (1991a). A manual for the use of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Non-Journal.

Pintrich, P. R. et al. (1991b). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq). ERIC.

Schraw, G. and Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary educational psychology, 19(4):460–475.
Publicado
20/07/2025
NEO, Alana Viana Borges S.; MOURA, José Antão Beltrão; ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de; NEO, Giseldo da Silva; GALVÃO FILHO, Kleber José Araujo; FREITAS JÚNIOR, Olival de Gusmão. Construção de um Instrumento de Autorregulação Online: Uma Abordagem Unificada a partir de Oito Questionários. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1207-1217. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9144.