Keep Workshop: Plataforma Web Educacional para apoiar o ensino promovido por Oficinas Maker

  • André P. de Souza UEA
  • Andreza B. Mourão UEA
  • Thiago C. Viana UEA
  • Raimundo Williame Rocha de Melo UEA

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma web para apoiar as práticas pedagógicas de professores que atuam com oficinas maker e que possuem em suas turmas estudantes neurotípicos e neurodivergentes que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O desenvolvimento foi baseado nos modelos Design Thinking e ciclo PDCA na educação. A plataforma foi avaliada pela Escala Likert, considerando os requisitos de aprendizagem, ensino, usabilidade e acessibilidade. Os resultados evidenciaram que a plataforma promove o ensino e aprendizagem, disponibiliza um ambiente e repositório inclusivo, cooperativo e colaborativo, onde as práticas pedagógicas podem ser evidenciadas e registradas.

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Publicado
20/07/2025
SOUZA, André P. de; MOURÃO, Andreza B.; VIANA, Thiago C.; MELO, Raimundo Williame Rocha de. Keep Workshop: Plataforma Web Educacional para apoiar o ensino promovido por Oficinas Maker. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1239-1251. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9174.