Ada vai à escola: relato de experiências com sua biografia em escolas de nível fundamental e médio

  • Sandy F. Cabral UFF
  • Estéfani N. P. Eller UFF
  • Maria Clara F. Flores UFF
  • Elizabeth Oberlaender UFF
  • Carolina Ribeiro UFF
  • Silvia Amélia Bim UFF / UTFPR
  • Simone Martins UFF
  • Aline P. Nascimento UFF
  • Luciana Salgado UFF

Resumo


O texto descreve e analisa propostas pedagógicas para o ensino de Computação no ensino básico no Brasil, implementadas e idealizadas em duas escolas distintas. Neste contexto, destaca-se o uso do livro Ada Lovelace: A condessa curiosa como uma ferramenta educativa para inspirar estudantes e contextualizar o papel histórico das mulheres na tecnologia. O artigo avalia o impacto dessas abordagens, considerando as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, fornecendo uma análise dos resultados alcançados e suas implicações para estudantes e docentes.

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Publicado
20/07/2025
CABRAL, Sandy F. et al. Ada vai à escola: relato de experiências com sua biografia em escolas de nível fundamental e médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1301-1312. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9272.