VisER: uma Proposta de Modelagem Inclusiva para Descrição do Modelo Entidade-Relacionamento

  • Amanda Klein UNIFEI
  • Huandy C. Camargo UNIFEI
  • Bárbara P. Caetano UNIFEI
  • Melise M. V. de Paula UNIFEI

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento da VisER, uma linguagem textual projetada para apoiar o ensino do Modelo Entidade-Relacionamento (ER) a pessoas com deficiência visual. A VisER complementa um diagrama tátil previamente desenvolvido, permitindo uma representação estruturada dos conceitos do ER sem a necessidade de suporte visual. A pesquisa aborda a concepção da linguagem e sua avaliação inicial com um estudante cego. Seu desenvolvimento foi conduzido de forma colaborativa, envolvendo pesquisadores, docentes e o próprio estudante, buscando atender às necessidades reais dos usuários. Os resultados indicam que a VisER facilita a comunicação entre docentes e discentes, promovendo uma melhor compreensão e formalização dos modelos conceituais. Além disso, o artigo discute desafios encontrados na representação de elementos do ER e propõe melhorias para ampliar a acessibilidade e usabilidade da ferramenta.

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Publicado
20/07/2025
KLEIN, Amanda; CAMARGO, Huandy C.; CAETANO, Bárbara P.; PAULA, Melise M. V. de. VisER: uma Proposta de Modelagem Inclusiva para Descrição do Modelo Entidade-Relacionamento. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1313-1323. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9279.