TEAChat: Promovendo o Suporte Educacional ao Autismo com Inteligência Artificial Conversacional
Resumo
Este artigo apresenta o TEAChat, uma ferramenta baseada em inteligência artificial generativa e arquitetura RAG, desenvolvida para apoiar a educação e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A aplicação personaliza as respostas de acordo com o perfil do usuário (educador ou familiar), fornecendo informações fundamentadas em evidências científicas sobre diagnóstico, terapias e estratégias pedagógicas. A interface foi construída com o framework Django e tecnologias como LLMs, LangChain e Gemini, oferecendo uma experiência acessível e interativa. Os resultados demonstram o potencial do TEAChat para promover conscientização, reduzir estigmas e atuar como um suporte prático no contexto educacional, familiar e clínico.Referências
Amazon Web Services (n.d.). O que é retrieval-augmented generation (rag)? [link]. Acessado em: 20 de novembro de 2024.
Andrade, A. M., Girardi, J. d. M., Melo, M. d. N., Pereira, D. C. R., Lima, M. d. G., Amorim, R. F. B. d., and Silva, W. M. C. d. (2024). Recursos educacionais para estudantes com transtorno do espectro do autismo (tea): SÍntese de evidÊncias qualitativas. Psicologia Escolar e Educacional, 28:e259575.
APA (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. American Psychiatric Publishing, Arlington, VA, 5 edition.
Bertacchini, F., Demarco, F., Scuro, C., Pantano, P., and Bilotta, E. (2023). A social robot connected with chatgpt to improve cognitive functioning in asd subjects. Frontiers in Psychology.
Brown, T., Mann, B., Ryder, N., Subbiah, M., Kaplan, J., Dhariwal, P., Neelakantan, A., Shyam, P., Sastry, G., et al. (2020). Language models are few-shot learners. arXiv pre-print arXiv:2005.14165. Large language models are massive neural networks trained on vast text corpora, enabling the generation and understanding of human-like text and performing tasks with minimal fine-tuning.
Curreri, V. and Fiora, A. (2023). Chatcare: A multimodal conversational interface for people with neurodevelopmental disorders.
Gurbuz, E., Hanley, M., and Riby, D. M. (2019). Estudantes universitários com autismo: As experiências sociais e acadêmicas da universidade no reino unido. Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(2):617–631.
Hume, K., Steinbrenner, J. R., Odom, S. L., Morin, K. L., Nowell, S. W., Tomaszewski, B., Szendrey, S., McIntyre, N. S., Yücesoy-Özkan, S., and Savage, M. N. (2021). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with autism: Third generation review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 51(11):4013–4032. Erratum in: J Autism Dev Disord. 2023 Jan;53(1):514. DOI: 10.1007/s10803-022-05438-w.
Liu, F., Li, F., and Yang, Z. (2017). Chatbots: A new force in service industry. Journal of Service Theory and Practice, 27(3):642–655.
Liu, J. M., Li, D., Cao, H., Ren, T., Liao, Z., and Wu, J. (2023). Chatcounselor: A large language models for mental health support. In PGAI CIKM 2023, Birmingham, UK.
Narciso, R., da Silva Soares, L., Chiquera, D., Corrêa, L. L., das Chagas Oliveira, F. P., and da Silva, W. A. (2024). Conexões digitais no espectro autista: explorando potencialidades e promovendo inclusão. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, 10(04):404–417.
Russell, S. J. and Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach. Pearson, 4 edition.
Tuna, A. (2024). Use of chatbots to support the inclusion of people with autism spectrum disorder. In Integrating Generative AI in Education to Achieve Sustainable Development Goals.
UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. UNESCO, Paris, França. Tradução para o português por Teresa Margarida Loureiro Cardoso e Viviane Cristina Marques.
USP (2023). Um retrato do autismo no Brasil. Acesso em: 20 out. 2024.
Andrade, A. M., Girardi, J. d. M., Melo, M. d. N., Pereira, D. C. R., Lima, M. d. G., Amorim, R. F. B. d., and Silva, W. M. C. d. (2024). Recursos educacionais para estudantes com transtorno do espectro do autismo (tea): SÍntese de evidÊncias qualitativas. Psicologia Escolar e Educacional, 28:e259575.
APA (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. American Psychiatric Publishing, Arlington, VA, 5 edition.
Bertacchini, F., Demarco, F., Scuro, C., Pantano, P., and Bilotta, E. (2023). A social robot connected with chatgpt to improve cognitive functioning in asd subjects. Frontiers in Psychology.
Brown, T., Mann, B., Ryder, N., Subbiah, M., Kaplan, J., Dhariwal, P., Neelakantan, A., Shyam, P., Sastry, G., et al. (2020). Language models are few-shot learners. arXiv pre-print arXiv:2005.14165. Large language models are massive neural networks trained on vast text corpora, enabling the generation and understanding of human-like text and performing tasks with minimal fine-tuning.
Curreri, V. and Fiora, A. (2023). Chatcare: A multimodal conversational interface for people with neurodevelopmental disorders.
Gurbuz, E., Hanley, M., and Riby, D. M. (2019). Estudantes universitários com autismo: As experiências sociais e acadêmicas da universidade no reino unido. Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(2):617–631.
Hume, K., Steinbrenner, J. R., Odom, S. L., Morin, K. L., Nowell, S. W., Tomaszewski, B., Szendrey, S., McIntyre, N. S., Yücesoy-Özkan, S., and Savage, M. N. (2021). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with autism: Third generation review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 51(11):4013–4032. Erratum in: J Autism Dev Disord. 2023 Jan;53(1):514. DOI: 10.1007/s10803-022-05438-w.
Liu, F., Li, F., and Yang, Z. (2017). Chatbots: A new force in service industry. Journal of Service Theory and Practice, 27(3):642–655.
Liu, J. M., Li, D., Cao, H., Ren, T., Liao, Z., and Wu, J. (2023). Chatcounselor: A large language models for mental health support. In PGAI CIKM 2023, Birmingham, UK.
Narciso, R., da Silva Soares, L., Chiquera, D., Corrêa, L. L., das Chagas Oliveira, F. P., and da Silva, W. A. (2024). Conexões digitais no espectro autista: explorando potencialidades e promovendo inclusão. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, 10(04):404–417.
Russell, S. J. and Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach. Pearson, 4 edition.
Tuna, A. (2024). Use of chatbots to support the inclusion of people with autism spectrum disorder. In Integrating Generative AI in Education to Achieve Sustainable Development Goals.
UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. UNESCO, Paris, França. Tradução para o português por Teresa Margarida Loureiro Cardoso e Viviane Cristina Marques.
USP (2023). Um retrato do autismo no Brasil. Acesso em: 20 out. 2024.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SANTOS, Anderson Bispo dos; SANTOS, Romário Elias da S.; SILVA, Carlo Marcelo R. da.
TEAChat: Promovendo o Suporte Educacional ao Autismo com Inteligência Artificial Conversacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1370-1380.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9350.
