Análise de Indicadores Estudantis dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFAM

  • João C. N. Nogueira UFAM
  • Guilherme L. de S. e Souza UFAM
  • André Y. S. Okimoto UFAM
  • Sofia de C. Sato UFAM
  • Yago de J. B. Lobato UFAM
  • Ana L. M. dos Santos UFAM
  • Leandro S. G. de Carvalho UFAM
  • Tanara Lauschner UFAM
  • Fabíola G. Nakamura UFAM
  • Eduardo F. Nakamura UFAM

Resumo


Analisar o desempenho e a situação dos estudantes de graduação é fundamental para a tomada de decisão dos gestores universitários. Diante disso, foram calculados indicadores estudantis referentes ao desempenho, permanência, formação e evasão dos alunos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFAM. Os resultados, como um aumento de, respectivamente, 17% e 24% do coeficiente de rendimento médio de Ciência da Computação e Engenharia de Software, mostram a realidade dos cursos ao longo do tempo, sofrendo variações de acordo com o impacto de projetos, medidas educacionais e eventos externos a instituição. Buscou-se, ainda, o levantamento de hipóteses que expliquem os resultados obtidos.

Referências

Alvim, Í. V., Bittencourt, R. A., and Duran, R. S. (2024). Evasão nos cursos de graduação em computação no brasil. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 1–11. SBC.

Cavalcante, S. M. d. A. (2011). Avaliação da eficiência acadêmica dos cursos de graduação da universidade federal do ceará (ufc): utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos da gestão.

Correia, R. C. M., de Mendonça, H. B., Da Silva, C. T. S., and Toledo, D. F. (2024). Análise dos principais fatores que influenciam a evasão no ensino superior utilizando técnicas de mineração de dados educacionais. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 830–841. SBC.

Freire, J. P., Landim, F. M., Moraes, L. O., Delgado, C. A., and Pedreira, C. E. (2024). Modelo para previsão precoce de abandono de uma disciplina de introdução à programação. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 635–645. SBC.

Gomes, L., Barbosa, A., Silva, C., and Oliveira, C. (2023). Uma análise comparativa dos estudantes cotistas e nao cotistas de cursos superiores de computaçao e tecnologias da informaçao e comunicaçao (tic) do ifce. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 432–442. SBC.

GONÇALVES, E. D. M. et al. (2024). Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do curso de ciência da computação da ufcg.

Marcovitch, J. (2018). Monitoramento das métricas de desempenho acadêmico. Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte, pages 95–110.

Pascoal, T. A., Brito, D., and Rêgo, T. (2015). Uma abordagem para a previsão de desempenho de alunos de computação em disciplinas de programação. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015(454-458):2.

Saccaro, A., França, M. T. A., and Jacinto, P. d. A. (2019). Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de ciência, matemática e computação e de engenharia, produção e construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), 49(2):337–373.

Silva, R. A. d. S., AF, B. B., Maria de Fátima, P. F., de Sousa Santos, I., and Andrade, R. M. (2021). Evasão em computação na ufc sob a perspectiva dos alunos. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 338–347. SBC.

Zahedi, L., EbrahimNejad, H., Ross, M., Ohland, M., and Lunn, S. J. (2020). Multi-institution study of student demographics and stickiness of computing majors in the usa. 2021 CoNECD Proceedings.
Publicado
20/07/2025
NOGUEIRA, João C. N. et al. Análise de Indicadores Estudantis dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFAM. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1381-1391. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9370.