A Abstração no Pensamento Computacional

  • Leila Ribeiro UFRGS

Resumo


A ideia de que a Ciência da Computação desenvolve habilidades relacionadas à resolução de problemas tem sido defendida há décadas. Porém, desenvolver o pensamento computacional de forma efetiva na Educação Básica não é uma tarefa trivial. Na nossa visão, o verdadeiro poder do pensamento computacional é a habilidade de criar abstrações de uma maneira organizada e sistemática. Neste artigo, discutimos como a criação de abstrações pode ser desenvolvida de diferentes maneiras usando os fundamentos da Computação e argumentamos que, para serem eficazes, as linguagens e ferramentas computacionais usadas nas escolas devem focar no processo de criação de abstrações.

Referências

Aho, A. V. (2011). Ubiquity symposium: Computation and computational thinking. Ubiquity, 2011(January):3–8.

Armoni, M., Gal-Ezer, J., and and, O. H. (2006). Reductive thinking in computer science. Computer Science Education, 16(4):281–301.

Cansu, S. and Cansu, F. (2019). An overview of computational thinking. International Journal of Computer Science Education in Schools, 3(1):11 pp.

Denning, P. and Tedre, M. (2019). Computational Thinking. MIT Press.

Denning, P. J. (2017). Remaining trouble spots with computational thinking. Communications of the ACM, 60(6):33–39.

Dijkstra, E. (1970). Notes on structured programming. Technical Report 70-WSK-03 (EDW249), Universidade Tı̈¿½cnica de Eindhoven.

Elliott, S. W. (2017). Computers and the Future of Skill Demand. OECD.

Felleisen, M., Findler, R. B., Flatt, M., and Krishnamurthi, S. (2018). How to Design Programs: An Introduction to Programming and Computing. The MIT Press.

Hoare, C. A. R. (1985). Communicating Sequential Processes. Prentice Hall.

Knuth, D. E. (1974). Computer programming as an art. Communications of the ACM, 17(12):667–673.

Kramer, J. (2007). Is abstraction the key to computing? Commun. ACM, 50(4):36–42.

Lee, I., Martin, F., Denner, J., Coulter, B., Allan, W., Erickson, J., Malyn-Smith, J., and Werner, L. (2011). Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, 2(1):32–37.

Liskov, B. (2010). The power of abstraction. In DISC 2010 Distributed Computing, volume 6343 of Lecture Notes in Computer Science, pages 3–3. Springer.

Liskov, B. (2020). Reflections on programming methodology. Talk given at Heidelberg Laureate Forum.

Milner, R., editor (1980). A Calculus of Communicating Systems. Springer Berlin Heidelberg.

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers and powerful ideas. Basic Books Inc. Publishers.

Perlis, A. J. (1982). Special feature: Epigrams on programming. ACM SIGPLAN Notices, 17(9):7–13.

TeachAI and CSTA (2024). Guidance on the future of computer science education in the age oa ai. [link].

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881):3717–3725.
Publicado
20/07/2025
RIBEIRO, Leila. A Abstração no Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1392-1402. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9387.