Ensaios sobre a aplicação da arte de dobraduras e Tangram para explorar o pensamento computacional e habilidades STEAM

  • Meng Huey Hsu UFAM
  • Rosiane de Freitas Rodrigues UFAM

Resumo


Este estudo propôs uma estrutura pedagógica baseada no uso do Tangram e do origami para desenvolver, de forma prática, acessível e desplugada, as habilidades de Pensamento Computacional no 5º ano. Além disso, integrou a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), que enfatiza a resolução de problemas de maneira interdisciplinar. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicaram que os estudantes compreenderam as atividades, conectaram os conceitos ao cotidiano e desenvolveram as habilidades de Pensamento Computacional (PC) previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), favorecendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.

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Publicado
20/07/2025
HSU, Meng Huey; RODRIGUES, Rosiane de Freitas. Ensaios sobre a aplicação da arte de dobraduras e Tangram para explorar o pensamento computacional e habilidades STEAM. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1403-1414. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9395.