Influência das Fontes de Autoeficácia do TSCC na Escolha da Carreira por Estudantes do Ensino Superior de Computação

  • Maria Korb Cresol Confederação
  • Jessica Iara Pegorini UTFPR
  • Francisco Carlos M. Souza UTFPR
  • Marlon Marcon UTFPR
  • André Ortoncelli UTFPR
  • Alinne C. Correa Souza UTFPR

Resumo


Este artigo investiga a influência das fontes de autoeficácia, segundo a Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC), na escolha profissional de estudantes de computação. Por meio de um survey exploratório, analisou-se a relação entre interesse, autoeficácia e expectativas de resultado na escolha do curso de Bacharelado em Engenharia de Software e nas perspectivas profissionais dos estudantes. Os resultados revelam uma predominância masculina na área e um forte interesse prévio por tecnologia (93%). A busca por novos conhecimentos foi o principal fator na decisão de carreira, enquanto 45% dos estudantes demonstraram interesse específico em programação. Os achados reforçam a importância da autoeficácia na construção de expectativas e na definição de trajetórias profissionais.

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Publicado
20/07/2025
KORB, Maria; PEGORINI, Jessica Iara; SOUZA, Francisco Carlos M.; MARCON, Marlon; ORTONCELLI, André; SOUZA, Alinne C. Correa. Influência das Fontes de Autoeficácia do TSCC na Escolha da Carreira por Estudantes do Ensino Superior de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1438-1448. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9437.