Perspectivas e Desafios na condução de uma Fábrica de Software: Um Relato de Experiência

  • Francisco Carlos M. Souza UTFPR
  • Alinne C. Correa Souza UTFPR
  • Marlon Marcon UTFPR
  • André Ortoncelli UTFPR
  • Rafael Alves P. de Oliveira UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta um relato sobre a experiência de implementação e condução de uma Fábrica de Software acadêmica dentro de um programa de graduação em Engenharia de Software. Baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, a disciplina envolve os alunos no desenvolvimento de MVPs de impacto social organizados em equipes ágeis guiadas pelo framework Scrum. O trabalho discute as principais etapas metodológicas, destaca desafios recorrentes, como composição da equipe, definição de escopo e comunicação, e descreve as soluções adotadas. Reflexões de dois anos de experiência enfatizam a importância da integração entre teoria e prática e oferecem insights para replicar iniciativas semelhantes em outros contextos educacionais.

Referências

Borges, K. S., Carvalho, T. P. d., and Moraes, M. A. C. d. (2012). Programa de extensão ”fábrica de software acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da informática. In Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Curitiba, PR. Parte do CSBC 2012. Páginas podem variar.

Brito, M. C. A. (2013). Elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de software em uma instituição de ensino. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):52.

Cintra, C. and Bittencourt, R. (2023). As experiências de estudantes em um curso de engenharia de computação baseado em pbl. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 327–338, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

dos Santos, A. S., Neves, M., Rodrigues, Y., de Oliveira, N. H., Kuhn, D., Santos, G., and Silva, R. A. (2021). Experiência do projeto” fábrica de software” em um curso de engenharia de software. In Escola Regional de Engenharia de Software (ERES), pages 89–98. SBC.

Fioravanti, M. L., Sena, B., Paschoal, L. N., Silva, L. R., Allian, A. P., Nakagawa, E. Y., Souza, S. R., Isotani, S., and Barbosa, E. F. (2018). Integrating project based learning and project management for software engineering teaching: An experience report. In Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’18, page 806–811, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Gary, K. (2015). Project-based learning. Computer, 48(9):98–100.

Hakak, S., Jamlos, M. F. B., Nasir, M. T., and Affendi, Z. H. (2023). Benefits and challenges of project-based learning for software engineering education: A systematic literature review. International Journal of Advanced Computer Science and Applications (IJACSA), 14(1):970–978.

Neto, E. B. C., Lopes, A. S. B., and Nascimento, D. S. C. (2017). Um relato de experiência da implantaçao de um modelo de fábrica de software escola (fases). In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 2247–2256. SBC.

Oliveira, M. d. C. O. d., Oliveira, S. R. B., and Meira, S. L. (2017). Condução de uma fábrica de software e o processo de aprendizagem em cursos de graduação em ti: Uma aplicação de um survey sobre a percepção da importância. In Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), pages 92–101, Recife, PE. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Ouhbi, S. and Pombo, N. (2020). Software engineering education: Challenges and perspectives. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 202–209.

Pérez, B. and Rubio, A. L. (2020). A project-based learning approach for enhancing learning skills and motivation in software engineering. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’20, page 309–315, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Pucher, R. and Lehner, M. (2011). Project based learning in computer science – a review of more than 500 projects. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29:1561–1566. The 2nd International Conference on Education and Educational Psychology 2011.

Sommerville, I. (2010). Software Engineering. Addison-Wesley Publishing Company, 9th edition.

Souza, M., Moreira, R., and Figueiredo, E. (2019). Students perception on the use of project-based learning in software engineering education. In Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’19, page 537–546, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
20/07/2025
SOUZA, Francisco Carlos M.; SOUZA, Alinne C. Correa; MARCON, Marlon; ORTONCELLI, André; OLIVEIRA, Rafael Alves P. de. Perspectivas e Desafios na condução de uma Fábrica de Software: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1449-1460. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9461.