Preparando Estudantes Brasileiros para a Era da Inteligência Artificial: Uma Análise Baseada no Framework de Competências da UNESCO
Resumo
Este artigo analisa a preparação do Brasil para integrar competências em Inteligência Artificial (IA) nos currículos da educação básica, com base no Framework de Competências em IA para Estudantes da UNESCO. O estudo parte da questão de pesquisa: ”Como o Brasil está preparando os estudantes da educação básica com competências para viver e trabalhar, de forma responsável, na era da IA?”Por meio de uma análise comparativa entre o framework da UNESCO e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNCC Computação, os resultados mostram um alinhamento parcial em alfabetização digital e pensamento computacional, mas revelam lacunas em competências específicas de IA, especialmente nos aspectos éticos e técnicos. A análise destaca a necessidade de uma integração mais detalhada das competências em IA nos currículos nacionais, preparando os estudantes para os desafios futuros, com ênfase na formação de professores e na implementação de políticas como passos essenciais.Referências
Brasil. Ministério da Ciência, T. e. I. M. (2021). Estratégia brasileira de inteligência artificial (ebia): Documento de referência. Documento oficial que estabelece as diretrizes, objetivos e ações para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil.
Brasil. Ministério da Ciência, T. e. I. M. (2024). Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: IA para o Bem de Todos. Governo Federal do Brasil. Documento que estabelece o plano nacional para desenvolvimento e uso ético da inteligência artificial no Brasil.
Camada, M. and Durães, G. (2020). Ensino da inteligência artificial na educação básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1553–1562, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Caruso, L. A. C. (2021). Impactos da difusão da inteligência artificial na educação técnica de nível médio. Documentos Técnicos UNESCO Brasil. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, Brasília, Brasil. Relatório técnico sobre os efeitos da IA na educação profissional brasileira.
Carvalho, D., Corrêa, F., de Faria, V. F., Lima, L. C., de Souza, A. D., de M. Gromato, M., and Ferro, M. (2025). Expanding a study on users’ perception and attitudes toward artificial intelligence in computational systems. 16:320–327.
Cavaliere, P. and Romeo, G. (2022). From poisons to antidotes: Algorithms as democracy boosters. European Journal of Risk Regulation, 13(3):421–442.
Coeckelbergh, M. (2024). Ética na Inteligência Artificial. Editora Ubu - PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil. Tradução para o português de ”AI Ethics”(2020).
da Educação, B. M. (2017). Base Nacional Comum Curricular, 3 edition. Documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para a Educação Básica brasileira.
da Educação, B. M. (2022). Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022: Base Nacional Comum Curricular - Ensino de Computação. Documento oficial que estabelece as diretrizes para o ensino de Computação na educação básica brasileira.
Helbing, D., Frey, B. S., Gigerenzer, G., Hafen, E., Hagner, M., Hofstetter, Y., van den Hoven, J., Zicari, R. V., and Zwitter, A. (2019). Will Democracy Survive Big Data and Artificial Intelligence?, pages 73–98. Springer International Publishing, Cham.
Helbing, D. and Pournaras, E. (2015). Society: Build digital democracy. Nat., 527(7576):33–34.
Holmes, W., Porayska-Pomsta, K., Holstein, K., Sutherland, E., Baker, T., Shum, S. B., Santos, O. C., Rodrigo, M. T., Cukurova, M., Bittencourt, I. I., and Koedinger, K. (2021). Ethics of ai in education: Towards a community-wide framework. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 32:504 – 526.
Lane, M., Williams, M., and Broecke, S. (2023). The impact of AI on the workplace: Main findings from the OECD AI surveys of employers and workers. OECD Social, Employment and Migration Working Papers, No. 288. OECD Publishing, Paris.
Manheim, K. and Kaplan, L. (2018). Artificial intelligence: Risks to privacy and democracy. Yale Journal of Law and Technology, 21:106.
Mantelero, A. (2022). Electronic democracy and digital justice: Driving principles for ai regulation in the prism of human rights. Direito Público, 18(100).
Miao, F. and Holmes, W. (2023). Guidance for generative AI in education and research. [link]. Acesso em 30/03/2024.
Miao, F., Holmes, W., Huang, R., and Zhang, H. (2021). AI and education: Guidance for policy-makers. [link].
Nunes, M. d. G. V., Soares, T. A., and Ferro, M. (2024). Questões éticas em ia e pln. In Caseli, H. M. and Nunes, M. G. V., editors, Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português, book chapter 29. BPLN, 2 edition.
OECD et al. (2022). Latin American Economic Outlook 2020: Digital Transformation for Building Back Better. OECD Publishing, Paris.
Sartori, L. and Theodorou, A. (2022). A sociotechnical perspective for the future of ai: narratives, inequalities, and human control. Ethics and Information Technology, 24(4).
UNESCO (2019). Beijing consensus on artificial intelligence and education.
UNESCO (2022). Currículos de ia para a educação básica: Um mapeamento de currículos de ia aprovados pelos governos. Documento que apresenta um mapeamento global de currículos de inteligência artificial para educação básica adotados por governos nacionais.
UNESCO (2024a). Ai competency framework for school students. Outlines essential AI competencies for primary and secondary students.
UNESCO (2024b). Ai competency framework for teachers. Provides guidance on AI competencies needed by teachers in K-12 education.
Vicari, R. M., Brackmann, C. P., Mizusaki, L., Lopes, D., Barone, D. A. C., and Castro, H. (2022). Referencial Curricular: Inteligência Artificial no Ensino Médio. CIAR/UFRGS, Porto Alegre, RS. Documento curricular para implementação de IA no ensino médio brasileiro.
Wing, J. M. (2010). Computational thinking: What and why. The Link Magazine, 3(Winter):1–6. Artigo seminal que introduz o conceito de pensamento computacional na educação.
Brasil. Ministério da Ciência, T. e. I. M. (2024). Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: IA para o Bem de Todos. Governo Federal do Brasil. Documento que estabelece o plano nacional para desenvolvimento e uso ético da inteligência artificial no Brasil.
Camada, M. and Durães, G. (2020). Ensino da inteligência artificial na educação básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1553–1562, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Caruso, L. A. C. (2021). Impactos da difusão da inteligência artificial na educação técnica de nível médio. Documentos Técnicos UNESCO Brasil. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, Brasília, Brasil. Relatório técnico sobre os efeitos da IA na educação profissional brasileira.
Carvalho, D., Corrêa, F., de Faria, V. F., Lima, L. C., de Souza, A. D., de M. Gromato, M., and Ferro, M. (2025). Expanding a study on users’ perception and attitudes toward artificial intelligence in computational systems. 16:320–327.
Cavaliere, P. and Romeo, G. (2022). From poisons to antidotes: Algorithms as democracy boosters. European Journal of Risk Regulation, 13(3):421–442.
Coeckelbergh, M. (2024). Ética na Inteligência Artificial. Editora Ubu - PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil. Tradução para o português de ”AI Ethics”(2020).
da Educação, B. M. (2017). Base Nacional Comum Curricular, 3 edition. Documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para a Educação Básica brasileira.
da Educação, B. M. (2022). Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022: Base Nacional Comum Curricular - Ensino de Computação. Documento oficial que estabelece as diretrizes para o ensino de Computação na educação básica brasileira.
Helbing, D., Frey, B. S., Gigerenzer, G., Hafen, E., Hagner, M., Hofstetter, Y., van den Hoven, J., Zicari, R. V., and Zwitter, A. (2019). Will Democracy Survive Big Data and Artificial Intelligence?, pages 73–98. Springer International Publishing, Cham.
Helbing, D. and Pournaras, E. (2015). Society: Build digital democracy. Nat., 527(7576):33–34.
Holmes, W., Porayska-Pomsta, K., Holstein, K., Sutherland, E., Baker, T., Shum, S. B., Santos, O. C., Rodrigo, M. T., Cukurova, M., Bittencourt, I. I., and Koedinger, K. (2021). Ethics of ai in education: Towards a community-wide framework. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 32:504 – 526.
Lane, M., Williams, M., and Broecke, S. (2023). The impact of AI on the workplace: Main findings from the OECD AI surveys of employers and workers. OECD Social, Employment and Migration Working Papers, No. 288. OECD Publishing, Paris.
Manheim, K. and Kaplan, L. (2018). Artificial intelligence: Risks to privacy and democracy. Yale Journal of Law and Technology, 21:106.
Mantelero, A. (2022). Electronic democracy and digital justice: Driving principles for ai regulation in the prism of human rights. Direito Público, 18(100).
Miao, F. and Holmes, W. (2023). Guidance for generative AI in education and research. [link]. Acesso em 30/03/2024.
Miao, F., Holmes, W., Huang, R., and Zhang, H. (2021). AI and education: Guidance for policy-makers. [link].
Nunes, M. d. G. V., Soares, T. A., and Ferro, M. (2024). Questões éticas em ia e pln. In Caseli, H. M. and Nunes, M. G. V., editors, Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português, book chapter 29. BPLN, 2 edition.
OECD et al. (2022). Latin American Economic Outlook 2020: Digital Transformation for Building Back Better. OECD Publishing, Paris.
Sartori, L. and Theodorou, A. (2022). A sociotechnical perspective for the future of ai: narratives, inequalities, and human control. Ethics and Information Technology, 24(4).
UNESCO (2019). Beijing consensus on artificial intelligence and education.
UNESCO (2022). Currículos de ia para a educação básica: Um mapeamento de currículos de ia aprovados pelos governos. Documento que apresenta um mapeamento global de currículos de inteligência artificial para educação básica adotados por governos nacionais.
UNESCO (2024a). Ai competency framework for school students. Outlines essential AI competencies for primary and secondary students.
UNESCO (2024b). Ai competency framework for teachers. Provides guidance on AI competencies needed by teachers in K-12 education.
Vicari, R. M., Brackmann, C. P., Mizusaki, L., Lopes, D., Barone, D. A. C., and Castro, H. (2022). Referencial Curricular: Inteligência Artificial no Ensino Médio. CIAR/UFRGS, Porto Alegre, RS. Documento curricular para implementação de IA no ensino médio brasileiro.
Wing, J. M. (2010). Computational thinking: What and why. The Link Magazine, 3(Winter):1–6. Artigo seminal que introduz o conceito de pensamento computacional na educação.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
FERRO, Mariza.
Preparando Estudantes Brasileiros para a Era da Inteligência Artificial: Uma Análise Baseada no Framework de Competências da UNESCO. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1461-1472.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9463.
