Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação

  • Camille Jesus UEFS
  • Bianca Santana UEFS
  • Roberto Bittencourt UEFS

Resumo


É um fato conhecido da comunidade acadêmica que estudantes novatos apresentam dificuldades na aprendizagem de programação. Na primeira disciplina de programação do ensino superior, tais dificuldades são mais evidentes e levam a altos nı́veis de evasão e reprovação. Para amenizar este problema em nossa instituição, realizamos oficinas de programação introdutória com calouros do curso de Engenharia de Computação. Utilizamos uma abordagem lúdica baseada em desafios e construção de jogos em Scratch e Python. Os resultados apontam para as vantagens do uso de Python como primeira linguagem, a alta participação dos estudantes no processo de aprendizagem, além da integração destes com seus colegas e estudantes de perı́odos anteriores.

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Publicado
12/07/2019
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JESUS, Camille; SANTANA, Bianca ; BITTENCOURT, Roberto . Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 31-40. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6614.