Ensinando Computational Thinking para K-12 Educators através da Educação a Distância

  • Eduardo Oliveira UEFS
  • Roberto Bittencourt UEFS

Resumo


Este artigo relata uma experiência de ensino de Pensamento Com- putacional (PC) através de programação em Scratch para educadores do en- sino fundamental e médio. O encontro do pensamento computacional com as tecnologias modernas está ampliando o uso da programação na educação básica. Um requisito essencial para fazer este tipo de iniciativa prosperar é a preparação dos professores. No entanto, a maioria dos programas atuais de treinamento de professores em tecnologias de informação e comunicação falha em fornecer conhecimento pedagógico para o ensino de PC. Por isso, é fundamental apresentar o PC aos professores da educação básica, proporcio- nando condições adequadas para que aprendam e usem seus conceitos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo projetar e implementar um curso de programação online para educadores do ensino fundamental e médio. Os re- sultados sugerem que o uso do Scratch para ensinar PC para professores da educação básica é adequado e que é importante analisar previamente o con- texto dos educadores ao introduzir os projetos nos tutoriais de programação.

Referências

Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing Computational Thinking to K-12: What is Involved and What is the Role of the Computer Science Education Community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

Gal-Ezer, J. and Stephenson, C. (2014). A Tale of Two Countries: Successes and Chal- lenges in K-12 Computer Science Education in Israel and the United States. ACM Trans. Comput. Educ., 14(2):8:1–8:18.

Kaila, E., Laakso, M., and Kurvinen, E. (2018). Teaching future teachers to code : Pro- gramming and computational thinking for teacher students. In 2018 41st International Convention on Information and Communication Technology, Electronics and Micro- electronics (MIPRO), pages 0677–0682. IEEE.

Santos, W. O., Silva, C., and Hinterholz, L. (2017). Licenciatura em computação: De- safios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de In- formática na Escola, page 885.

Silva, V., da Silva, L. L., and França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: Experiências e desafios encontrados no ensino da computação em es- colas públicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Yadav, A., Mayfield, C., Zhou, N., Hambrusch, S., and Korb, J. T. (2014). Computa- tional thinking in elementary and secondary teacher education. Trans. Comput. Educ., 14(1):5:1–5:16.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Eduardo; BITTENCOURT, Roberto . Ensinando Computational Thinking para K-12 Educators através da Educação a Distância. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 61-70. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6617.