Uma Proposta de Método de Ensino e Relatos de Experiências com a Robótica Educacional

  • Rafael Santos UFRA
  • Breno Sousa UFRA
  • Alberto Raiol UFRA
  • Paulo Cerqueira UFRA
  • Fábio Bezerra UFRA

Resumo


Este trabalho apresenta o método EDATM de ensino. Este método congrega exercı́cios (E), dinâmicas (D) e atividades lúdicas, aulas (A), avaliações através de teste (T) e missões ou desafios (M). O método auxilia o professor em suas atividades pedagógicas, orientando-o a revisar conteúdos, apresentar novos conteúdos de forma mais divertida e medir a aprendizagem de seus alunos com testes e desafios. Dois contextos diferentes de avaliação do método são apresentados no trabalho: alunos do ensino fundamental e ingres- santes do ensino superior. Os resultados da autoavaliação do sentimento do aluno nas turmas do ensino fundamental demonstraram nı́veis positivos para satisfação, motivação e controle. O método também foi avaliado pelos discen- tes do ensino superior, satisfazendo a expectativa no aprendizado de conceitos de programação.

Referências

Andrade, R., Mendonça, J., Oliveira, W., Araujo, A. L., and Souza, F. (2016). Uma pro- posta de oficina de desenvolvimento de jogos digitais para ensino de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1127.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer science unplugged. ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Castro, V. G. d. (2008). Roboeduc: especificação de um software educacional para ensino da robótica às crianças como uma ferramenta de inclusão digital. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. Online; accessed 21-Junho- 2018.

Chella, M. T. (2002). Ambiente de robótica para aplicações educacionais com superlogo. mathesis, UNICAMP, Campinas, SP.

de Aguiar, A. F. and Lunardi, R. C. (2015). Aplicação da robótica como instrumento de ensino através de competições. Semex em Resumos, 3(3).

de Sá, R. A. and Mendes, A. A. P. (2018). Entrevista: As tecnologias da informação e comunicação nas escolas de educação básica. REVISTA INTERSABERES, 12(27):495– 499.

de Silva, A. F., Silva, A., Gonçalves, L. M. G., Guerreiro, A. M. G., and Barrios-Aranibar, D. (2008). Utilização da teoria de vygotsky em robótica educativa, em ‘. In Caracas- Venezuela. Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa RIBIE 2008.

Ferreira, A. C., Santos, J., Silva, R., Oliveira, A. T. R., Zabot, D., Abdalla, D., and Matos, E. (2016). Hello world: relato de experiência de um curso de iniciação à programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1306.

Libâneo, J. C. (2017). didática. Cortez Editora, São Paulo.

Mattos, S. D. G., de Oliveira, V. M., Soares, L. B., de Aguiar, Y. Q., and Maciel, B. K. (2015). Introdução à robótica e estı́mulo à lógica de programação no ensino básico utilizando o kit educativo lego R mindstorms. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1418.

Reinaldo, B., Bampi, M., and Sampaio, F. (2016). Kit-log: Objeto de aprendizagem para auxı́lio no processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 403.

Souza, S. and Castro, T. (2016). Investigação em programação com scratch para crianças: uma revisão sistemática da literatura. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1078.

Wing, J. (2016). Pensamento computacional–um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9.

Zilli, S. d. R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Master’s thesis, UFSC. Online; accessed 20-Junho-2018.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Rafael; SOUSA, Breno ; RAIOL, Alberto ; CERQUEIRA, Paulo ; BEZERRA, Fábio . Uma Proposta de Método de Ensino e Relatos de Experiências com a Robótica Educacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 111-120. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6622.