Ensino de Introdução à Programação na Modalidade Semipresencial com o Apoio do Google Classroom

  • Hígor Santos UPE
  • Franciely Souza UPE
  • Bruno Santos UPE
  • Irandir Amorim UPE
  • Maria Silva UPE
  • Adauto Filho UPE

Resumo


Este artigo relata a experiência vivenciada por discentes do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns na realização da disciplina Estágio Supervisionado IV. Nesse sentido, a prática desenvolvida aborda o ensino de Computação na modalidade semipresencial com apoio do Google Classroom para alunos do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apresentam oportunidades que os licenciandos têm, enquanto docentes, ao lidar com o ensino de Computação na modalidade semipresencial na educação básica. Além disso, evidenciou-se que os alunos do ensino fundamental conseguiram obter um ótimo desempenho nas aulas presenciais e à distância de forma autônoma, lúdica e prazerosa.

Referências

BAIRRAL, M. A. (2007) Discurso, Interação e Aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica: Edur.

Bell, T.; Witten, I. e Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”, Tradução de Luciano Porto Barreto, 2011.

Belloni, M. (1999) Educação a distância. Coleção Educação Contemporânea, Ed Autores Associados, 115 pág.

Bertagnolli, S. C., et al. (2008) Potencialidades e Desafios da Modalidade Semipresencial. Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n.1, pág. 1-10.

BETTEGA, Maria H. S. (2010) Educação continuada na era digital. 2 ed São Paulo: Cortez.

DODGE, B. (2006) WebQuests: past, present and future. In A. A. Carvalho (org.), Atas do Encontro sobre Web Quest. Braga: CIEd.

FERREIRA, M. A. et al (2015). Computação para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado. XXIII Workshop de Educação em Computação (WEI).

JÚNIOR, J. et al (2005). Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio. XIII Workshop de Educação em Computação (WEI).

KAFAI, Y. B. e BURKE, Q. (2013). Computer Programming Goes Back to School. In: Education Week, set.
LEVY, P. (2008) Cibercultura. 7a ed. São Paulo: Editora 34.

MENEZES, I. M., GITAHY, R. R. C. (2010). “A utilização do computador no processo de ensino/aprendizagem por professores do 6o ano do ensino fundamental do município de Paranaíba - MS”. Portal de Periódicos da UEM.

MORAN, J. M. (2005) Tendências da educação online no Brasil. In RICARDO, Eleonora Jorge (Org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark.

MOREIRA, A. F. B et al (2007). Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Disponível em: Acessado em Novembro 2018.

Neto, S., Santos, H., Souza, A., Santos, W. (2013) Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula. In: Anais XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Campinas - SP, pág. 130-139.

OLIVEIRA, M. L. S. et al. (2014) Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. XXXIV CSBC.

PÍCCOLO, L. et al (2010) Ambiente Interativo e Adaptável para ensino de Programação.

PONTE, J.; OLIVEIRA, H. e VARANDAS, M. (2003) O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.) Formação de Professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras.

RAMAL, A. C. (2002). Educação na cibercultura. Porto Alegre: Artmed.

SCAICO, P. D. et al. (2013) Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. RBIE, v. 21, n. 02, p. 92.

SCHOEFFEL, P. et al. (2015) Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional e Fomento à Participação na Olimpíada Brasileira de Informática com Alunos do Ensino Fundamental. Anais dos Workshops do IV CBIE.

SILVA, M. (2003) Educação online. São Paulo: Loyola.

UPE (2015) “Manual de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UPE – Campus Garanhuns”. Disponível em: . Acesso em: 20 de março de 2019.

Voigt, E (2007) A Ponte Sobre o Abismo: Educação Semipresencial como Desafio dos Novos Tempos. Estudos Teológicos, vol 47, n 2.
Publicado
12/07/2019
SANTOS, Hígor; SOUZA, Franciely ; SANTOS, Bruno ; AMORIM, Irandir ; SILVA, Maria ; FILHO, Adauto . Ensino de Introdução à Programação na Modalidade Semipresencial com o Apoio do Google Classroom. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 131-140. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6624.