Uso do WhatsApp em Atividades Educativas Extraclasse On-line no Ensino de Programação

  • Ernane Martins IFG
  • Luís Gouveia Universidade Fernando Pessoa

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de ensino que envolve a utilização do aplicativo WhatsApp para a realização de atividades extraclasses on-line, na disciplina de Programação Web do curso de Sistemas de Informação (SI). Para tal, foi criado um grupo do WhatsApp no qual os alunos puderam compartilhar os conteúdos e ao final responderam a um questionário eletrônico, obtendo-se 32 respostas. O objetivo foi analisar as possibilidades e potencialidades da utilização de atividades extraclasses com o auxílio do WhatsApp no Ensino de Programação. Verificou-se que as atividades educativas on-line facilitaram a promoção do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos.

Referências

Barbero, J. M. (2014). A comunicação na educação. Tradução: Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70.

Couto, E. S. (2013). Educação 3.0 é a tecnologia que integra pessoas. Disponível em: http://porvir.org/porfazer/educacao-3-0-e-tecnologia-integra-pessoas/20130326. Acesso em: 12 de Agosto de 2018.

Ferreira, S. da S. and Magalhães, R. S. R. (2018). Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativos: O Uso do Facebook na Aprendizagem. Anais da Semana de Informática Educacional do IFPI – Campus Teresina Zona Sul, p. 34-37.

Garcia, V. A. (2005). Um sobrevôo: o conceito de educação não-formal. In: PARK, M. B & FERNANDES, R. S. Educação Não-Formal – Contextos, percursos e sujeitos. Campinas: Unicamp/CMU, Editora Setembro.

Looi, C-K., et al. (2010). Leveraging mobile technology for sustainable seamless learning: A research agenda. British Journal of Educational Technology. p. 154-169.

Lopes, C. G. and Vaz, B. B. (2016). O Uso Pedagógico dos Grupos do Whatsapp no Ensino de História. In: V Congresso Internacional de História - Novas Epistemes e Narrativas Conteporâneas, Jatai.

Martins, E. R. and Gouveia, L. M. B. (2018). O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, no 2, p. 1-10.

Moreira, M. L. and Simões, A. S. de M. (2017). O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 21-43.

Oliveira, E. et al. (2014). Estratégias de uso do Whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores. In: Simpósio Internacional de Esducação a Distância - SIED, Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - EnPED, São Carlos, p. 1-15.

Padrón, C. J. (2013). Estrategias Didácticas basadas en Aplicaciones de Mensajería Instantánea WhatsApp exclusivamente para Móviles:(Mobile Learning) y el uso de la Herramienta para promover el Aprendizaje Colaborativo. Eduweb, v. 7, n. 2, p. 123-134.

Park, S.; Cho, K. and Lee, B. G. (2014). What Makes Smartphone Users Satisfied with the Mobile Instant Messenger?: Social Presence, Flow, and Self-disclosure. International Journal of Multimedia & Ubiquitous Engineering, v. 9, n. 11.

Paulino, D. B.; Martins, C. C. de A.; Raimondi, G. A. and Hattori, W. T. (2018). WhatsApp® como Recurso para a Educação em Saúde: Contextualizando Teoria e Prática em um Novo Cenário de Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42 (1): 166 – 178.

Rambe, P. and Bere, A. (2013). Sing mobile instant messaging to leverage learner participation and transform pedagogy at a South African University of Technology. British Journal of Educational Technology. 44, 4, p. 544-561.

Santaella, L. (2013). Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus.

Schiehl, E. P.; Martins, L. P. R. and Santos, L. M. dos. (2017). WhatsApp como uma ferramenta de apoio na construção do conhecimento de sequências numéricas no primeiro ano do Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação - Ano 9 – Número/Vol.19.

Vieira, V.; Bianconi, M. L. and Dias, M. (2005). Espaços Não-Formais de Ensino e o Currículo de Ciências. Ciência & Cultura. v.57, n.4, Out/Dez. p.21-23.

Xavier, O. S. and Fernandes, R. C. A. (2008). A Aula em Espaços Não-Convencionais. In: VEIGA, I. P. A. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas: Papirus Editora.

Yin, R.K. (2003). Case Study Research: Design and Methods (3rd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís . Uso do WhatsApp em Atividades Educativas Extraclasse On-line no Ensino de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 141-150. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6625.