Aumentando a Interatividade no Ensino a Distância via Geração Automática de Questões: Desafios, Soluções via Aprendizado por Máquina e Um Estudo de Caso no CEDERJ

  • Marcus Amorim UFRJ
  • Jefferson Simões UNIRIO
  • Felipe Assis UFRJ
  • João Pinheiro UFRJ
  • Daniel Menasch UFRJ
  • Claudia Motta UFRJ
  • Ageu Pacheco UFRJ

Resumo


O aprendizado ativo vem revolucionando a educação. Promovendo a maior interação entre alunos e professores, o aprendizado ativo diminui a taxa de evasão de alunos e aumenta a eficácia do aprendizado. Entretanto, o aprendizado ativo é desafiador num ambiente online, em que os alunos interagem por uma plataforma de ensino semi-presencial no estilo do CEDERJ. Neste artigo, propomos o uso de questionários interativos para aproximar alunos e professores do curso de ensino a distância do CEDERJ. As questões, no entanto, precisam ser apresentadas aos alunos no nı́vel de dificuldade adequado. Um dos desafios consiste, então, em determinar a dificuldade de questões que, em sua maioria, são respondidas apenas uma única vez. Para contornar tal desafio, propomos o uso de aprendizado por máquina, a fim de extrair atributos das questões e classificá-las segundo tais atributos. Usando uma árvore de decisão e um classificar naive Bayes, resultados preliminares indicam a possibilidade de classificar as questões de acordo com seu nı́vel de dificuldade.

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Publicado
12/07/2019
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AMORIM, Marcus; SIMÕES, Jefferson; ASSIS, Felipe; PINHEIRO, João; MENASCH, Daniel; MOTTA, Claudia; PACHECO, Ageu. Aumentando a Interatividade no Ensino a Distância via Geração Automática de Questões: Desafios, Soluções via Aprendizado por Máquina e Um Estudo de Caso no CEDERJ. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 188-202. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6629.