Uma Avaliação Experimental do Uso de um Framework Gamificado para a Disciplina Algoritmos e Equivalente

  • José Quaresma UFPA
  • Marianne Eliasquevici UFPA
  • Sandro Oliveira UFPA

Resumo


Este artigo apresenta uma forma de avaliação e validação de um framework gamificado para o processo de ensino e aprendizado de Algoritmos. Na pesquisa relatamos o planejamento abordado para o experimento, a avaliação a partir da matriz SWOT adaptada para as práticas trabalhadas em sala de aula, os casos particulares que aconteceram, os dados quantitativos gerados pela gamificação. A principal contribuição do trabalho é informar que a gamificação promove engajamento e possibilita o ensino e aprendizado de algoritmos, a partir do uso de um framework.

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Publicado
12/07/2019
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QUARESMA, José; ELIASQUEVICI, Marianne; OLIVEIRA, Sandro. Uma Avaliação Experimental do Uso de um Framework Gamificado para a Disciplina Algoritmos e Equivalente. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 203-217. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6630.