Avaliação Sistemática de Eficácia na Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online

  • Jorge Goulart UERJ
  • Fabiano Oliveira UERJ
  • Paulo Pinto UERJ

Resumo


Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia da ferramenta TuPy Online na aprendizagem de disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O TuPy foi idealizado como uma ferramenta para visualização de execução de algoritmos, com ênfase na exibição de estruturas de dados em diferentes nı́veis de abstração. Este trabalho é o resultado da avaliação da aplicação sistemática da ferramenta em diversas turmas de Graduação e Pós-graduação. Utilizando a metodologia de Savi et al. para avaliação de aprendizagem, verificamos que a introdução da ferramenta produziu impacto positivo e, se considerado o aspecto de percepção dos alunos, um impacto ainda mais expressivo. Ambas análises foram validadas com significância estatı́stica.

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Publicado
12/07/2019
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GOULART, Jorge; OLIVEIRA, Fabiano; PINTO, Paulo. Avaliação Sistemática de Eficácia na Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 218-232. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6631.