A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu

  • Pauleany Morais IFRN
  • Jean Rosa UFBA
  • Ecivaldo Matos UFBA
  • Marlo Souza UFBA
  • Luana Carneiro UFBA
  • Murilo Souza UFBA

Resumo


A discussão sobre os processos de ensino e de aprendizagem tem sido tema de pesquisa em Ciência da Computação (CC) no Brasil e no exterior. A formação docente em CC para o ensino superior também deve ser temática de investigação e ação. Nesse sentido, este artigo apresenta uma ampliação no escopo de uma pesquisa inicial, apresentada anteriormente, com uma análise documental quantitativa dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos da área de CC do Brasil. Como resultado observa-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento da formação do docente universitário a nível de mestrado e doutorado, o que contraria o primeiro objetivo da pós-graduação stricto sensu brasileira dado pelo Parecer MEC-CESu no 977-65.

Referências

Anastasiou, L. G. C. (2011) Processos formativos de docentes universitários: aspectos teóricos e práticos. In Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores, M. I. Almeida, S. G. Pimenta (Orgs.). São Paulo: Cortez.

Brasil. (1965) Parecer MEC/CESu no 977/65. Definição dos Cursos de Pós-Graduação. 1965. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/parecer%20cfe%20977-1965.pdf. Acesso em: 13 mar. 2018.

Corrêa, K. C.; Bógus, C. M.; Anastasiou, L. G. C.; Coelho, L. A.; Dantas, L. E. P. B. T.; Rivas, N. P. P.; Neto Liguori, R.; João, S. M.; Hage, S. R. V.; Püschel, V. A. A.; Iamamoto; Y. (2011) Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores, M. I. Almeida, S. G. Pimenta (Orgs.). São Paulo: Cortez.

Cunha, M. I. (2006) Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional a ser realizado . São Leopoldo: Unisinos. Projeto de pesquisa. PPGEdu.

D’Ávila, C. M. (2013) Docência na Educação Superior: labirintos e saídas na construção da profissionalidade docente. In Profissão docente na educação superior , C. M. D’Ávila, I. P. A. Veiga (Orgs.). 1. ed. Curitiba, PR: CRV.

Imbernón, F . (2009) Formação permanente do professorado: novas tendências . Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo.

______. (2011) Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza . 9. ed. São Paulo: Cortez.

______. (2012) Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade . São Paulo: Cortez.

Luckesi, C.; Barreto, E.; Cosma, J.; Baptista, N. (2012) Fazer Universidade: uma proposta metodológica . 17. ed. São Paulo: Cortez.

Massa, M. S. (2015) A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira. In Anais do 23o WEI - Workshop sobre Educação em Computação . XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

______; D’Ávila, C. M. (2013) O Docente do Ensino Superior da área de computação e informática e sua formação didático-pedagógica. In Profissão docente na educação superior , C. M. D’Ávila, I. P. A. Veiga (Orgs.). 1. ed. Curitiba, PR: CRV.

Matos, E. (2013) Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado . (Tese) Doutorado. Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (USP).

Melo, M. A.; Moraes, L. C. S.; Nascimento, I. V.; Bonfim, M. N. B. (2013) A formação pedagógica para a docência na Educação Superior: estudos sobre os egressos de um curso de especialização. In Profissão docente na educação superior , C. M. D’Ávila, I. P. A. Veiga (Orgs.). 1. ed. Curitiba, PR: CRV.

Morais, P. S.; Rosa, J. C. S.; Marinho, A. R. S.; Matos, E. (2018) Formação Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação: um recorte das regiões Norte e Nordeste. In Anais do 26o Workshop sobre Educação em Computação (WEI) . XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). p. 231–245.

Pimenta, S. G. (2012) Professor reflexivo: construindo uma crítica. In Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, S. G. PIMENTA, E. Ghedin (Orgs.). 7 ed. São Paulo: Cortez.

______; Almeida, M. I. (2011) Docência universitária: passos de um percurso formativo. In Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores, M. I. Almeida, S. G. Pimenta (Orgs.). São Paulo: Cortez.

______; Anastasiou, L. G. C. Docência no Ensino Superior . 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Santos, B. S. A universidades no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Wazlawick, R. S. (2010) Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico . Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 6. p. 3 – 10.

ACM/IEEE (2013) “Computer science curricula 2013 – Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in Computer Science”, https://www.acm.org, April.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MORAIS, Pauleany; ROSA, Jean ; MATOS, Ecivaldo; SOUZA, Marlo; CARNEIRO, Luana; SOUZA, Murilo. A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 291-304. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6637.