A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu

  • Pauleany Morais IFRN
  • Jean Rosa UFBA
  • Ecivaldo Matos UFBA
  • Marlo Souza UFBA
  • Luana Carneiro UFBA
  • Murilo Souza UFBA

Resumo


A discussão sobre os processos de ensino e de aprendizagem tem sido tema de pesquisa em Ciência da Computação (CC) no Brasil e no exterior. A formação docente em CC para o ensino superior também deve ser temática de investigação e ação. Nesse sentido, este artigo apresenta uma ampliação no escopo de uma pesquisa inicial, apresentada anteriormente, com uma análise documental quantitativa dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos da área de CC do Brasil. Como resultado observa-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento da formação do docente universitário a nível de mestrado e doutorado, o que contraria o primeiro objetivo da pós-graduação stricto sensu brasileira dado pelo Parecer MEC-CESu no 977-65.

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Publicado
12/07/2019
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MORAIS, Pauleany; ROSA, Jean ; MATOS, Ecivaldo; SOUZA, Marlo; CARNEIRO, Luana; SOUZA, Murilo. A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 291-304. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6637.