Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos

  • Wellington Lemos UFPB
  • José Cunha UFPB
  • Juliana Saraiva UFPB

Resumo


A área de Engenharia de Software (ES) é constituída por várias subáreas e é normalmente lecionada em disciplinas com um denso conteúdo teórico-conceitual distribuídas na matriz curricular de cursos de graduação. Nesse contexto, vários pesquisadores têm buscado criar um ambiente motivador através da proposição de técnicas, ferramentas e experiências de ensino de ES. Baseado em entrevistas semiestruturadas com cinco professores e dezoito alunos de disciplinas relacionadas à ES de um curso de graduação em Sistemas de Informação, este trabalho apresenta uma análise de problemas e soluções na perspectiva do corpo docente e discente em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Apesar de ser baseado em um único estudo de caso, os resultados geram reflexões sobre o ensino de Engenharia de Software em cursos na área de computação.

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Publicado
12/07/2019
LEMOS, Wellington; CUNHA, José; SARAIVA, Juliana. Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 305-318. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6638.