Uso de Mineração de Dados para o Auxílio de Produção de Material Didático em Disciplinas de Algoritmos

  • Rafael Andrade UFJ
  • Franciny Barreto UFJ
  • Esdras Bispo Jr. UFJ

Resumo


Algoritmo pode ser definido como uma sequência de ações executáveis para a obtenção de uma determinada solução buscando a obtenção da solução de um problema. A disciplina de Algoritmos, é o primeiro contato dos alunos com a área de Programação de Computadores e, além disso, a base para a Computação. Pórem, para muitos alunos a implementação de algoritmos é um desafio devido a dificuldade de ordem técnica, detalhes de linguagem de programação ou ainda configuração dos ambientes de desenvolvimendo. Diante dessas dificuldades, podem ocorrer casos nos quais o professor não consegue identificar a frequência dessas dificuldades, levando os alunos a uma maior frustração na aprendizagem dos conceitos subjacentes da disciplina. Este trabalho propõe a criação de um sistema de recomendação de conteúdo técnico programático. Este sistema tem como parte essencial um modelo gerado a partir da mineração da base de dados do StackOverflow. Alguns resultados preliminares deste modelo já foram obtidos com o nível de acurácia de treinamento maior que 90%.

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Publicado
12/07/2019
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ANDRADE, Rafael; BARRETO, Franciny ; BISPO JR., Esdras. Uso de Mineração de Dados para o Auxílio de Produção de Material Didático em Disciplinas de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 348-359. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6641.