Ensino da lógica de programação através da gamificação nos anos finais do ensino fundamental II na zona rural no município de Capitão Poço (Pará)
Resumo
Este artigo descreve um relato de experiência de um projeto de intervenção, no qual se utilizou a gamificação para o ensino de algoritmos. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 8o (oitavo) ano do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Capitão Poço-PA. Este apresentou a finalidade de auxiliar no desenvolvimento da lógica de programação e raciocínio lógico, além de propiciar aos alunos adaptação em diferentes ambientes educativos e a compreensão e importância do algoritmo no cotidiano para resolução de problemas. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos conseguiu compreender a proposta e construíram conhecimentos a respeito da computação de forma prática, interativa e dinâmica.
Referências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 139-154, 1998.
GUEDES, Bruno Silva; et al. Das aplicações da lógica na computação. Rio Grande do Sul: INF, 2008.
Kapp, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
Lee, J. J., Hammer, J. (2011). Gamification in Education: What, How, Why Bother? What: Definitions and Uses. Academic Exchange Quarterly, v. 15, n. 2, p. 1–5. Disponível em: http://www.gamifyingeducation.org/files/Lee-Hammer-AEQ2011.pdf. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
Nunes, Daltro José. (2011). Ciência da Computação na Educação Básica. Disponível em < http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79207> Acesso em: 10 de dezembro de 2018
Nunes, Daltro José. (2010). Computação ou informática? Disponível em < http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=69969> Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
PAULISTA, Campo Limpo; DOS SANTOS, José Ribamar Azevedo. Gamificação no Ensino-Aprendizagem de Algorítmicos e Lógica Aplicada a Computação. 2018.
Sica, Carlos. (2008). Ciência da Computação no Ensino Básico e Médio. Disponível em Acesso em: 22 de out. de 2011.
SOUSA, Raniere Viana et al. Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!!. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 1, n. 1, 2011.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. O ensino das Ciências no Brasil e o PISA. São Paulo: Sangari do Brasil, 2009.