Ensino da lógica de programação através da gamificação nos anos finais do ensino fundamental II na zona rural no município de Capitão Poço (Pará)

  • Gabriela Aguiar UFRA
  • Lailson Menezes UFRA

Resumo


Este artigo descreve um relato de experiência de um projeto de intervenção, no qual se utilizou a gamificação para o ensino de algoritmos. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 8o (oitavo) ano do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Capitão Poço-PA. Este apresentou a finalidade de auxiliar no desenvolvimento da lógica de programação e raciocínio lógico, além de propiciar aos alunos adaptação em diferentes ambientes educativos e a compreensão e importância do algoritmo no cotidiano para resolução de problemas. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos conseguiu compreender a proposta e construíram conhecimentos a respeito da computação de forma prática, interativa e dinâmica.

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Publicado
12/07/2019
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AGUIAR, Gabriela; MENEZES, Lailson . Ensino da lógica de programação através da gamificação nos anos finais do ensino fundamental II na zona rural no município de Capitão Poço (Pará). In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 370-377. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6643.