Uma Análise do Impacto da Filosofia Ágil do Scrum no Sucesso de Projetos de Software

  • Raaby Miranda UFPA
  • Diovanni Araújo UFPA
  • Carlos Portela UFPA
  • Albert Lopes UFPA

Resumo


Ao iniciar os estudos sobre metodologias ágeis, muitos trabalhos falam sobre os seus valores e princípios. A filosofia é a base para as principais práticas propostas por essas metodologias. Mas qual o impacto da filosofia ágil no sucesso e falha de um projeto de software? Este artigo apresenta uma análise da aprendizagem dos alunos em projetos de software acadêmico que seguem as práticas e os valores do framework Scrum. Em particular, busca-se analisar qualitativamente o impacto do comprometimento, comunicação e trabalho em equipe no resultado desses projetos de software através de um estudo de caso. Os resultados desta pesquisa sugerem que a absorção desses valores pelas equipes impacta diretamente no seguimento das práticas do Scrum e, consequentemente, no sucesso do projeto.

Referências

Andrade, B. A. L; Brito, Moara Sousa; Lima, C. (2016) Metodologia Ágil Scrum em uma Disciplina de Engenharia de Software. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

Beck, K., Beedle, M., Van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., ... & Kern, J. (2001). Manifesto for agile software development. Retrieved from http://www.agilemanifesto.org/

Coupal, C. Boechler, K. (2005). Introducing agile into a software development Capstone project. Agile Development Conference (ADC'05), 289- 297.

Gripp, A. (2016). Compromisso: Um dos principais valores do Scrum. https://www.lambda3.com.br/2016/07/compromisso-um-dos-principais-valores-do- scrum/, jan, 2019.

Mahnic, V. (2012). A capstone course on agile software development using Scrum. IEEE Transactions on Education, 55(1), 99-106.

Nascimento, M. S; Rodrigues, J. P. (2017) Scrum aplicado ao desenvolvimento do software em disciplinas de desenvolvimento WEB. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 6, n. 1, jan./jun.

Pereira, J. C. (2018). Aplicação do Design Thinking Integrado com Métodos Ágeis na Gestão de Projetos de Software. Dissertação de Mestrado. Universidade Nove de Julho (UNINOVE). 152p.

Pressman, R. S. (2010). Engenharia de Software. McGraw-Hill. 6a edição.

Rico, D. F. e Sayani, H. H. (2009). Use of Agile Methods in Software Engineering Education. Agile Conference. 174 – 179.

Rocha, F. G. Sabino, R. F. e Acipreste, R. H. L. (2015). A metodologia Scrum como mobilizadora da prática pedagógica: Um olhar sobre a engenharia de software". in: Fórum de educação em engenharia de software, Belo Horizonte.

Sabbagh, R., 2013. Scrum gestão ágil para projetos de sucesso. São Paulo: Casa do Código, ISBN 978-85-66250-10-7.

Schwaber, K. e Sutherland, J. (2013). Um guia definitivo para o Scrum: as regras do jogo. Disponível em: < http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide- Portuguese-BR.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Silva, et al. 2016. Utilização do Scrum como Recurso Educacional no Processo de Aprendizagem em Engenharia de Software. International Journal of Alive Engineering Education, 87-102.

Sutherland, Jeff. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo: Leya, 2014.

Wijnands, W. e Stolze, A. (2019). Transforming Education with eduScrum. In: Parsons, D., MacCallum, K. (Orgs.). Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning: Bringing Methodologies from Industry to the Classroom. 1.ed. Singapore: Springer, 2019. cap.5, p.95-114.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MIRANDA, Raaby; ARAÚJO, Diovanni ; PORTELA, Carlos ; LOPES, Albert . Uma Análise do Impacto da Filosofia Ágil do Scrum no Sucesso de Projetos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 389-403. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6645.