Metodologia 7Cs: Uma Nova Proposta de Aprendizagem para a Disciplina Algoritmos

  • Árllon Lima UFPA
  • Marcos Diniz UFPA
  • Marianne Eliasquevici UFPA

Resumo


O artigo apresenta a Metodologia 7Cs que consiste em uma proposta concebida como produto de mestrado do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa metodologia objetiva minimizar as dificuldades enfrentadas pelos discentes de graduação em cursos da área de Computação ou equivalentes no processo de aprendizagem e na compreensão dos conteúdos básicos da disciplina Algoritmos por meio de uma nova forma de praticar a construção de algoritmos, respaldada na teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000).

Referências

Ausubel, D. P. (200). Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge.

Branco, N. W. C.; Schuvartz A. A.(2007). Ferramenta Computacional de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos de Programação de Computadores. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), v. 28,São Paulo, SP. Anais... p. 520-528.

Berssanette, J. H. (2016). Ensino de programação de computadores: uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel. Ponta Grossa, PR: UTFP, 2016. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa.

Campos, R. L. B. L. (2010). ERM2C: Uma metodologia para melhoria do ensino- aprendizado de lógica de programação. In: VIII Workshop de Educação e Informática, v.3, 2010, Maceió, AL. Anais... p. 1-3.

Campos, R. L. B. L. (2011). ERM2C Methodology: The new strategy to improve the learning/teaching process in algorithm. In: 8° Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas De Informação – Contecsi, v.8, 2011, São Paulo, SP. Anais..., p. 1-14.

Falckembach, G. A. M.; Araújo, F. V. (2006). Aprendizagem de Algoritmos: dificuldades na resolução de problemas. Universidade Luterana do Brasil – Sta Maria – RS.

Giraffa, L. M. M.; Mora, M. C. (2013). Evasão na Disciplina de Algoritmo e Programação: Um Estudo a Partir dos Fatores Intervenientes na Perspectiva do Aluno. In: III Conferencia Sobre el Abandono en la Educación Superior (Iii Clabes), v. 3, 2013, Espanha

Giraffa, L. M. M.; Muller L; Moraes, M. C. (2015). Ensinado Programação apoiada por um ambiente virtual e exercícios associados a cotidiano dos alunos: compa rtilhando alternativas e lições aprendidas . In 4o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg). Maceió, Brasil.

Petry, P. G. (2005). Um Sistema Para o Ensino e Aprendizagem de Algoritmos Utilizando um Companheiro de Aprendizagem Colaborativo. Florianópolis, SC: UFSC, 2005. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.

Rapkiewicz, E. C.; Falkembach G.; Seixas L.; Rosa, N. S.; Cunha, V. V.; Klemann, M. (2006). Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação Associadas ao Uso de Jogos Educacionais. Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, v.4, n.2, p. 1-11

Sousa, S. de O. (2011) Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL– Problem-based Learning): Estratégia para o Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Conteúdos Computacionais. Presidente Prudente, SP: UEP, 2011.
Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista.

Timmermann, G. L. K. (2015). O Desafio de Aprender e Ensinar Algoritmos: Mediações que Professores e Alunos Estabelecem com o Conteúdo no Ensino Superior. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2015. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Vieira, E. C.; Lima Junior, A. T. de; Vieira, P. de P. V.(2015). Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Algoritmos: uma Análise dos Resultados na Disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ. Paracambi, v. 10, n.1, p.1- 15
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Árllon; DINIZ, Marcos; ELIASQUEVICI, Marianne. Metodologia 7Cs: Uma Nova Proposta de Aprendizagem para a Disciplina Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 429-443. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6648.