Pratique OBI: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática

  • Ana Solórzano UFSM
  • Cassiano Schneider UFSM
  • Andrea Charão UFSM

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é um evento anual voltado a alunos da educaçãoo básica. Na modalidade Iniciação, em que resolvemse problemas de lógica sem o uso de computador, um método de estudo é a resolusão de provas anteriores. Em todo o Brasil, projetos oferecem treinos para alunos interessados na OBI, porém a seleção de questões específicas para compor aulas e simulados pode ser trabalhosa. Neste artigo, apresenta-se Pratique OBI, um sistema web que visa auxiliar no treino de participantes na modalidade Iniciaçãoo, através da criação de provas personalizadas e consulta simplificada a questões. O sistema passou por testes com usuários experientes em tutorar treinos para a OBI, incorporando melhorias que estão acessíveis à comunidade.

Referências

Dagienė, V. (2006). Information technology contests – introduction to computer science in an attractive way. Informatics in Education, 5(1):37 – 46.

Dagienė, V. and Futschek, G. (2008). Bebras international contest on informatics and computer literacy: Criteria for good tasks. In Mittermeir, R. T. and Sysło, M. M., editors, Informatics Education - Supporting Computational Thinking, pages 19–30, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.

Dantas, V., Nogueira, A., Alisson, N., Raniery, D., Raul, J., Soares, R., Sampaio, R., Kelson, W., and Costa, T. (2013). Uma metodologia para estimular o raciocı́nio lógico baseada na reflexão crı́tica e no uso de jogos digitais. In Anais do Workshop em In- formática na Escola – (WIE), pages 353 – 361.

de Almeida Machado, E. Z., Vasconcelos, I. R., Amorim, K. M., Andrade, A. M. S., Barreto, L. P., and Santos, D. A. (2010). Uma experiência em escolas de ensino médio e fundamental para a descoberta de jovens talentos em computação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação – (WEI), pages 798 – 807. Sociedade Brasileira de Computação.

de Barros, L. G. and Oeiras, J. Y. Y. (2010). Extensão universitária em computação por meio da Olimpı́ada Brasileira de Informática. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação – (WEI), pages 788 – 797. Sociedade Brasileira de Computação.

de Barros, L. G., Ribeiro, S. P. S., and Oeiras, J. Y. Y. (2009). Projeto de extensão univer- sitária para apoio e realização da Olimpı́ada Brasileira de Informática em escolas. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação – (WEI), pages 567 – 576.

de Oliveira Anido, R. and Menderico, R. M. (2007). Brazilian Olympiad in Informatics. Olympiads in Informatics, 1:5 – 14.

dos Santos, E. R. S., Oliveira, F. C. S. O., and Neto, I. B. M. (2015). Raciocı́nio lógico e computação: Descobrindo estratégias de ensino por meio da Olimpı́ada Brasileira de Informática. In Anais do Workshop em Informática na Escola – (WIE), pages 266 – 270.

Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: Divirta-se e prepare-se para a Olimpı́ada Bra- sileira de Informática. Editora Vieira.

Piaget, J. and Inhelder, B. (1975). Gênese das estruturas lógicas elementares. Editora Zahar.

Trindade, R. G., da Silveira Schneider, C. A. D., and Charão, A. S. (2017). Logic in a Lo- gic Way: um aplicativo para exercitar a resolução de problemas de lógica da Olimpı́ada Brasileira de Informática. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação – (WEI), pages 2237 – 2246.
Publicado
12/07/2019
SOLÓRZANO, Ana; SCHNEIDER, Cassiano ; CHARÃO, Andrea . Pratique OBI: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 453-462. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6650.