Uma Ferramenta CASE E-learning para Transações e Controle de Concorrência em SGBDR
Resumo
Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs) são fundamentais no dia-a- dia, por isso, seu aprendizado é essencial para os profissionais da área. Além disso, o tema é abordado nos diversos cursos de computação das universidades que, por sua vez, incentivam o aluno à prática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta CASE E-learning que aborde Transações e Controle de Concorrência em SGBD Relacional. A avaliação do protótipo foi realizada com especialistas e uma turma de Sistemas de Banco de Dados através da aplicação do modelo TAM (Technology Acceptance Model) e exercícios. Os resultados demonstraram-se satisfatórios, mostrando que a ferramenta teve bom desempenho e aceitação.
Referências
Barker, S. and Douglas, P. (2003). An e-learning tool for understanding schedule properties. In Proceedings ITCC 2003. International Conference on Information Technology: Coding and Computing, pages 53–57. IEEE.
Douglas, P. and Barker, S. (2005). An e-learning tool for database administration. In Internati- onal Conference on Information Technology: Coding and Computing (ITCC’05) - Volume II, volume 1, pages 453–458 Vol. 1. IEEE.
Elmasri, R. and Navathe, S. B. (2011). Sistemas de Banco de Dados. Pearson Addison Wesley, São Paulo, 6th edition.
Harezlak, K. and Werner, A. (2010). Extension of the MOODLE e-learning platform with data- base management mechanisms. In 3rd International Conference on Human System Interaction, pages 491–495. ACM.
Heuser, C. A. (2009). Projeto de Banco de Dados. Bookman Editora, Porto Alegre, 4th edition.
Liu, X. Y. (2014). An Analysis of Technology Acceptance Model: Exploring user acceptance and intension of taxi-hailing app in shanghai. Thesis (Bachelor of Science in the Programme Software Engineering and Management), Göteborg, Sweden.
Nalintippayawong, S., Atchariyachanvanich, K., and Julavanich, T. (2017). Dblearn: Adaptive e- learning for practical database course #x2014; an integrated architecture approach. In 2017 18th IEEE/ACIS International Conference on Software Engineering, Artificial Intelligence, Networ- king and Parallel/Distributed Computing (SNPD), pages 109–114. IEEE.
Regueras, L. M., Verdú, E., Verdú, M. J., Pérez, M. Á., and De Castro, J. P. (2007). E-learning strategies to support databases courses: a case study. In Actas del 1er Congreso Internacional de Tecnologı́a, Formación y Comunicación, López, A.(dir), Garcı́a, FJ, Seoane, A. M, Morales, EM (eds.), pages 127–130.
SBC (2005). Currı́culo de Referência da SBC. Porto Alegre, 2005. Disponı́vel em:
Silberschatz, A., Korth, H. F., and Sudarshan, S. (2010). Sistemas de Banco de Dados. Pearson Makron Books, São Paulo, 3rd edition.
Soler, J., Boada, I., Prados, F., Poch, J., and Fabregat, R. (2009). Database design using a web- based e-learning tool. In Proc. 2nd Workshop on Methods and Cases in Computing Education (MCCE), pages 31–40. ACM.
Taber, K. S. (2017). The use of cronbach’s alpha when developing and reporting research instru- ments in science education. Research in Science Education.