RIPChallenge: Um Jogo Sério para Auxílio ao Aprendizado do Protocolo RIP

  • Helcio Silva UFERSA

Resumo


Haja vista sua complexidade, o aprendizado de protocolos de roteamento dinâmico requer abordagens complementares às tradicionais. Uma destas abordagens é a utilização de jogos sérios. Este artigo descreve o desenvolvimento do RIPChallenge, um jogo sério destinado especificamente ao auxílio da aprendizagem do protocolo RIP. O jogo destaca-se por ser de fácil manuseio e ter seu foco nos aspectos do protocolo que possuem maior dificuldade de aprendizado por parte dos estudantes. Sua validação, realizada com o auxílio da metodologia EGameFlow, demonstrou que ele proporciona uma melhor confiança acerca da compreensão daqueles aspectos.

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Publicado
12/07/2019
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SILVA, Helcio . RIPChallenge: Um Jogo Sério para Auxílio ao Aprendizado do Protocolo RIP. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 503-512. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6655.