Portugol Studio: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os avanços da IDE didática Portugol Studio (PS) nos últimos 5 anos detalhando as melhorias realizadas nas novas versões, os aprimoramentos focados em ampliar a usabilidade da ferramenta, videoaulas e materiais produzidos pelos seus usuários, enfatizar as interfaces para o desenvolvimento de plugins, os trabalhos já produzidos e apresentar o perfil dos usuários que a plataforma atende. Por fim convidar a comunidade a desenvolver novos plugins e evoluir o PS.
Referências
Breda, D. (2017) “Biblioteca para simulações de experimentos naturais”, In: Trabalho Técnico de Conclusão de Curso, Ciência da Computação, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.
Cardoso, A. (2017) “Extensão do Portugol Studio para a controladora Gogo Board”, In: Trabalho Técnico de Conclusão de Curso, Ciência da Computação, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.
Sipitakiat, A. Blikstein, P. e Cavallo, D. P. (2004) “GoGo board: augmenting programmable bricks for economically challenged audiences”, In: Proceedings of the 6th international conference on Learning sciences, pages 481-488.
Noschang, L. F., Pelz, F., Jesus, E. A., Raabe, A. L. A. (2014) “Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação”, In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2014.