Portugol Studio: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação

  • Adson Esteves UNIVALI
  • Luiz Noschang UNIVALI
  • André Raabe UNIVALI
  • Aluizio Filho UNIVALI

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os avanços da IDE didática Portugol Studio (PS) nos últimos 5 anos detalhando as melhorias realizadas nas novas versões, os aprimoramentos focados em ampliar a usabilidade da ferramenta, videoaulas e materiais produzidos pelos seus usuários, enfatizar as interfaces para o desenvolvimento de plugins, os trabalhos já produzidos e apresentar o perfil dos usuários que a plataforma atende. Por fim convidar a comunidade a desenvolver novos plugins e evoluir o PS.

Referências

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Sipitakiat, A. Blikstein, P. e Cavallo, D. P. (2004) “GoGo board: augmenting programmable bricks for economically challenged audiences”, In: Proceedings of the 6th international conference on Learning sciences, pages 481-488.

Noschang, L. F., Pelz, F., Jesus, E. A., Raabe, A. L. A. (2014) “Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação”, In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2014.
Publicado
12/07/2019
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ESTEVES, Adson; NOSCHANG, Luiz ; RAABE, André ; FILHO, Aluizio. Portugol Studio: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 513-522. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6656.