Computasseia: Um Jogo para o Ensino de História da Computação

  • Jean Carlos Oliveira Santos UFMT
  • Karen da Silva Figueiredo UFMT

Resumo


Estudar a história da Computação é essencial para conhecer os fundamentos da área, entender a evolução dos recursos, técnicas e métodos atuais e ampliar o senso crítico com relação ao desenvolvimento da Computação no presente e futuro. Entretanto, o ensino de História da Computação pode tornar-se enfadonho, com a presença de muitos nomes, fatos e datas. A utilização de jogos como recursos educacionais no apoio do ensino de Computação é uma estratégia capaz de transformar uma experiência entediante em uma experiência engajadora. Este trabalho propõe um jogo de cartas sobre diversos conteúdos relacionados à história da Computação que pode ser utilizado em diferentes níveis de ensino.

Referências

ACM e IEEE (2013) “Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science”, ACM, New York, 518 p.

Baptista, R., e Carvalho, C. V. D. (2013) “TimeMesh–a serious game for european citizenship”, EAI Endorsed Transactions on Game Based Learning, 13(01-12), p. 1-7.

Bell, T. C., Witten, I. H., Fellows, M. (1998) “Computer Science Unplugged: Off-line activities and games for all ages”, Computer Science Unplugged.

Berry, G., Sheard, J., Quartly, M. (2011) “A Virtual Museum of Computing History: an educational resource bringing the relationship between people and computers to life”, In: Proceedings of the Thirteenth Australasian Computing Education Conference-Volume 114, Australian Computer Society, Inc., p. 79-86.

Curzon, P. e McOwan P.W. (2008) “Engaging with Computer Science through Magic Shows”, In: ACM. ITiCSE 2008, The 13th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, p.179-183.

Dalsasso, P. Bos, A. S., Bernardi, G. Müller, F. M. Cordenonsi, A. Z. (2014) “Resgatando A História da Computação através de um Museu Virtual 3D Interativo”, In: XXII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2014), Brasília, DF.

Figueiredo, K., Ferreira, J., Murta, L., Clua, E. (2010) “Jogo de Estratégia de Gerência de Configuração”, In: III Fórum em Educação de Engenharia de Software (FEES), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Salvador.

Fonseca Filho, C. (2007) “História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia”, EDIPUCRS, Porto Alegre, 205 p.

Froschauer, J., Arends, M., Goldfarb, D., Merkl, D. (2011) “Towards an online multiplayer serious game providing a joyful experience in learning art history”, In: Games and Virtual Worlds for Serious Applications, IEEE Conference, p. 160-163.

Haydn, T., Stephen, A., Arthur, J., Hunt, M. (2014) “Learning to teach history in the secondary school: A companion to school experience”, Routledge, New York, 360 p.

Kahwage, C., de França, E. , Nunes, R. , Carvalho, R., Souza, D. (2013) “Jogo Baralho das Variáveis”, In: XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2013).

Krassmann, A. L., Falcade, A., Silva, L. E. G., Medina, R. D. (2015) “Serious Games to Computer Networks Learning With CyberCIEGE: A Case Study in Brazilian Higher Education”, In: XXIII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2015).

Leite, L. S., Sibaldo, M. A. A., Carvalho, T. B. A., Souza, R. (2014) “Montanha de Chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de Teoria da Computação”, In: XXII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2014), Brasília, DF.

Lopes, J. J. (2013). “A Ilíada e a Odisseia - Dois Pilares da Civilização Grega e Legado Para a Posteridade”, In: Revista Memento, 4(1), p. 118-127.

Lourenço, F. (2003) “Homero, Odisseia”. Lisboa, Livros Cotovia.

Michael, D. R., e Chen, S. L. (2005) “Serious games: Games that educate, train, and inform”, Muska & Lipman/Premier-Trade.

Monsalve, E., Werneck, V., Leite, J. C. S. P. (2010) “Simules-w: Um jogo para o ensino de engenharia de software”, In: III Fórum em Educação de Engenharia de Software (FEES), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Salvador, p. 17-26.

Neves, I. B. D. C. (2011). “Jogos digitais e potencialidades para o ensino de história: um estudo de caso sobre o history game Tríade–liberdade, igualdade e fraternidade”, Dissertações de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal da Bahia, 243 p.

Nunes, I. F. e Parreira Júnior, P. A. (2015) “RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação”, In: XXIII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2015), Recife, PE.

Vahldick, A., Mendes, A. J., Marcelino, M. J., Hogenn, M., Schoeffel, P. (2015) “Testando a Diversão em um Jogo Sério para o Aprendizado Introdutório de Programação”, In: XXIII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2015).
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Jean Carlos Oliveira; FIGUEIREDO, Karen da Silva. Computasseia: Um Jogo para o Ensino de História da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2026-2035. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9646.